Operação manda três mil toneladas de lixo de Noronha para o continente

Uma verdadeira montanha de lixo está sendo removida do arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. A Administração da Ilha montou uma megaoperação para retirada de três mil toneladas – cerca de três milhões de quilos – de plástico, latas, madeira e até lixo orgânico (restos de comida), que estão acumulados em Noronha. No trabalho estão sendo usados sete caminhões, três guinchos, um rebocador e uma balsa. As embarcações foram alugadas no Rio de Janeiro.

Ao todo, 34 homens trabalham nesta operação, que envolve a remoção dos sacos com lixo prensado (chamados big bags) com quinhentos quilos cada um, da usina de resíduos até o Porto de Santo Antônio para o embarque. O serviço está sendo realizado em dois turnos até a meia noite. A previsão é que a primeira balsa zarpe de Fernando de Noronha nesta quarta-feira (25) rumo ao Porto de Suape, na Região Metropolitana do Recife. Nesta etapa, devem ser transportadas mil toneladas de lixo. Estima-se que sejam gastos nesta operação cerca de R$ 1,6 milhão, verba do Governo do Estado.

O coordenador de infraestrutura da Administração do Distrito, Paulo Coelho, informou que o lixo começou a ser acumulado em Noronha em 2009, quando a empresa que realizava o transporte para o continente deixou de realizar o trabalho , rompendo um contrato firmado. Foram cinco meses sem a retirada dos resíduos. Após a contratação de uma nova empresa, uma determinação da Capitania dos Portos obrigou que todas as embarcações fossem reformadas, o que gerou mais dois meses de paralisação. Seguindo Paulo Coelho, desde então o governo tenta resolver o problema do lixo acumulado, o que está sendo executado agora.

Isaías Pedro da Silva, responsável pelas atividades de remoção por parte da Universo, empresa que faz a limpeza urbana em Noronha, acredita que o lixo vai voltar a acumular. No arquipélago, são produzidos cerca de 120 toneladas de resíduos por mês, e o navio que faz retirada deste lixo tem transportado cerca de 80 toneladas/mês. O coordenador de Infraestrutura do Distrito discorda desta opinião. Ele acredita que a partir de agora os problemas de acúmulo serão solucionados, até porque o governo está com processo aberto para troca da empresa que faz a limpeza urbana da ilha. “A licitação já foi realizada e o processo está sendo analisado pelo Tribunal de Contas do Estado”, afirma Coelho.

A maioria do lixo que é enviado para o continente poderia ser reciclado e transformado em novos produtos. Paulo Coelho avalia que a reciclagem não é feita em Noronha porque a ilha não tem demanda para consumir tudo que fosse produzido. “A produção seria muito maior que a capacidade de consumo, não é viável”, sentencia o coordenador.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.