Operação no NE prende quadrilha que agia usando uniformes policiais

A Polícia Federal prendeu 12 pessoas na manhã desta terça-feira (4), suspeitas de participar de diversos crimes em vários estados do Nordeste. “Eles agiam de forma sofisticada. Só realizavam grandes ações.

Usavam uniformes da PF e da Polícia Militar e sempre contavam com informações de alguém que trabalhava ou estava próximo ao alvo”, afirmou o chefe da Delegacia de Combate a Crimes Contra o Patrimônio, Bernardo Gonçalves Torres.

(Correção: ao seu publicada, esta reportagem errou ao informar que a operação prendeu 15 pessoas. Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de prisão. A informação foi corrigida às 20h05)


A operação “Tesoura” contou com a participação de 80 policiais civis e militares – que se dividiram entre Jaboatão dos Guararapes, Recife, Olinda, Caruaru e Bezerros – além de uma aeronave do Grupo Tático Aéreo (GTA). Os policiais cumpriram ainda 16 mandados de busca e apreensão, sendo nove na Região Metropolitana do Recife (RMR) e sete no Agreste.

 “Esta era uma quadrilha violenta que atuava em toda a região Nordeste”, comentou o superintendente da Polícia Federal, Marlon de Almeida. Ainda de acordo com a PF, as investigações apontaram que os membros da quadrilha teriam extensa ficha criminal por crimes como tráfico de drogas, formação de quadrilha ou bando e roubo qualificado, entre outros.

 As ações são resultado de uma investigação iniciada depois de um sequestro ocorrido no dia 27 de janeiro, e de um assalto no dia 16 de abril, ambos em uma mesma agência bancária em Caruaru, onde os bandidos estariam usando roupas da Polícia Militar. Outro crime cometido pelos suspeitos seria o assalto a um carro forte em João Pessoa, na Paraíba, em junho. Desta vez, os assaltantes estariam vestindo roupas de policiais federais.

Entre as formas de atuação da quadrilha, a polícia citou ainda a obtenção de veículos e preparação de placas clonadas; obtenção de armas de fogo; e preparação de motoristas para as fugas dos suspeitos.

Durante a busca os policiais apreenderam quatro motos, dois carros, uma metralhadora, uma pistola calibre 380, fardamentos da PM e da PF, placas clonadas de carros, carteira funcional da Polícia Civil e distintivo da Federal, além de cerca de 150 munições 9mm e calibre 40.
Os 15 suspeitos deverão responder por assalto à mão armada, porte ilegal de arma de fogo de calibre restrito, formação de quadrilha armada, sequestro, utilização indevida da marca, extorsão e roubo.

Ainda segundo a PF, os presos do Recife e Região Metropolitana serão encaminhados ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, e os de Caruaru e Bezerros, para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza. Caso sejam condenados, podem pegar penas de mais de 30 anos de reclusão.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.