Operação no Sertão de PE e na Bahia destrói 330 mil pés de maconha

Mais de 330 mil pés de maconha prontos para ser colhidos foram destruídos pela Polícia Federal (PF) em áreas da Bahia e do Sertão de Pernambuco na Operação Nero 2. Os resultados da ação foram apresentados nesta quarta-feira (16), no Recife. Segundo estudo feito pelo Instituto Nacional de Criminalística (INC), a erradicação impediu a entrada de 100 toneladas da droga no mercado.

Três homens foram presos durante a operação. Segundo a PF, eles estavam semienterrados e escondidos pela vegetação e foram identificados através de um sobrevoo do helicóptero da SDS/PE, que conseguiu conter os homens na área, até a chegada de mais duas aeronaves e com o reforço de policiais do Núcleo de Operações Especiais da PRF. Com eles, foram encontrados um revólver calibre .38 e uma pistola calibre .40, oriunda da Polícia Civil de Pernambuco, com numeração raspada. Todos foram indiciados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Dois deles vão responder também por porte ilegal de arma de fogo e o terceiro responderá por crime ambiental, visto que estava com dois filhotes de papagaio. Eles foram encaminhados para o Presídio Regional de Salgueiro, no Sertão.

A operação foi feita em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e a Secretaria de Defesa Social. Ao todo, 15 inquéritos policiais foram instaurados na operação, que teve como área de atuação a calha do Rio São Francisco, o Sertão Central, Moxotó e Pajeú, em Pernambuco, além da Bahia, até Paulo Afonso. “Percebemos que essa região é onde estão os focos do plantio da maconha. Não há uma incidência significativa no Agreste”, explica o diretor regional de Combate ao Crime Organizado da PF, Nilson Antunes da Silva.

Um dos fatos que chamou a atenção da policia ao longo da ação, é a diminuição de pés que foram eliminados. “Vem decrescendo o número de pés erradicados, já chegamos a ter um milhão de pés erradicados em uma operação”, lembra Nilson. Ele atribui isso à frequência das operações – ocorrem de três a cinco por ano. “Quando impedimos a droga de chegar, também diminuímos o número de crimes”, afirma o capitão Alison Bandeira do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

Paraguai
Segundo a PF, a maconha produzida, principalmente, na região de Orocó, no Sertão do estado, teria  como destino o resto do Nordeste. Com a diminuição da oferta, a PF vem percebendo um aumento da apreensão da droga vindo do Paraguai. “Estamos fazendo ações também específicas para impedir essa entrada”, avisa Nilson Antunes da Silva.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.