Operadoras querem que Anatel adote prazo de 1 minuto para 2ª chamadaOperadoras querem que Anatel adote prazo de 1 minuto para 2ª chamada

As operadoras de telefonia celular querem que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reduza pela metade o prazo que permite ao usuário fazer nova ligação para o mesmo número gratuitamente caso a chamada tenha caído ou seja interrompida.

A proposta apresentada pela Anatel é de que o tempo seja de até 2 minutos ou 120 segundos. Segundo as empresas, em 80% dos casos as novas ligações ou chamadas sucessivas ocorrem em até 60 segundos. Os argumentos foram apresentados na consulta pública que terminou neste final de semana.

A proposta da Anatel recebeu 58 contribuições de consumidores e operadoras. As outras sugestões da Claro, Oi, Vivo e TIM são de que o prazo de implantação para a nova medida seja de até 150 dias para que as empresas se adaptem e a criação de um grupo de trabalho incluindo operadoras e técnicos da Anatel para estudar como isto será feito.


A nova regulamentação favorece principalmente os usuários de planos que cobram por chamada. Nos planos em que a cobrança é por minuto, o usuário vai pagar pelo tempo efetivo que falou, caso a ligação seja interrompida e ele precise fazer nova chamada. A nova regra valerá para todos os planos básico e alternativos e para as ligações móvel/móvel e móvel/fixo. A expectativa dos técnicos é de que todo o processo esteja concluído em setembro.

A Claro, por exemplo, quer reduzir este tempo. Ela afirma na contribuição que “o tempo compreendido entre o final de uma chamada e o início da seguinte for inferior ou igual a 60 (sessenta) segundos, devem ser consideradas como sendo uma única chamada”. A empresa diz que cumpriu a meta da Anatel de queda de chamada de no máximo 2% ao mês, em 2011 e até agora em 2012. Além disso, a Claro considera que a proposta da agência envolve todas as ligações mesmo as que os usuários encerraram por “seu livre arbítrio, independente do motivo. E não entendemos ser justo este critério”.

A Oi afirma que a regulamentação terá um grande impacto na tarifação e que há dificuldade nos processos de cobranças, principalmente no sistema pré-pago. A proposta da Oi é de que o sistema atual seja mantido nos planos em que a cobrança é feita por minuto e que a mudança seja adotada para os planos por chamada.

A Vivo pretende reduzir o tempo de 120 segundos para 60 segundos ou 1 minuto. A segunda proposta é de que esta regra somente seja revista quando a Anatel elaborar a nova regulamentação do Serviço Móvel Pessoal, o que deverá acontecer ainda este ano. E por último pretende que a agência conceda um prazo de pelo menos 120 dias para a implantação do novo sistema.

A TIM afirmou que concorda com a medida da Anatel e lembra que já começou a implantar o sistema em seis estados do Nordeste. Mas mesmo assim reivindica que seja dado prazo de 150 dias para o sistema das ligações originadas dos usuários de planos pré-pagos. E defendeu também que sejam excluídas da proposta as chamadas interrompidas por escolha do usuário.

O Procon de São Paulo, apesar de concordar com a nova regulamentação, reclamou que o prazo da consulta pública foi pequeno. Ele defende ainda que deve ser modificada a forma de participação da sociedade nas consultas públicas e quer a realização de mais audiências públicas para o debate dos temas.

Fonte: Diário de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.