Operário sobrevive após ter cérebro atravessado por um vergalhão de 2m de comprimento

RIO – Um operário da construção civil, de 24 anos, foi atingido na cabeça por  um vergalhão que despencou do quinto andar do prédio em que ele trabalhava, uma  obra em Botafogo, e sobreviveu.

O pedaço de ferro, de dois metros de  comprimento, atravessou, na manhã de quarta-feira, o capacete de Eduardo Leite,  perfurou o cérebro e saiu pela região entre os olhos, acima do nariz.

 O impacto  foi de 300 quilos. Os bombeiros cortaram uma parte do vergalhão no local do  acidente e levaram o ferido para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea,  onde a vítima, para espanto de todos, chegou falando normalmente.

Eduardo foi  submetido a uma cirurgia de cinco horas e não apresenta nenhum tipo de  sequela.

— A equipe é muito bem treinada, e o anjo da guarda dele também estava de  plantão — disse o médico Ruy Monteiro, chefe da Neurocirurgia do hospital, e que  participou da cirurgia.

Segundo o diretor do Miguel Couto, Luiz Alexandre Essinger, o paciente está  no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), e respira sem a ajuda de aparelhos.  Ontem, 24 horas após a cirurgia, almoçou normalmente e recebeu visitas da  família.

— Não sabemos como o cérebro vai reagir daqui em diante. Vamos descobrir nos  próximos dias. O cérebro é a parte do corpo mais difícil de prever — diz  Essinger.

O vergalhão atingiu a parte do cérebro responsável pelas emoções. Eduardo  poderia ter ficado sem memória, ou desorientado. Mas nada disso aconteceu:

— Ele está lúcido e consciente — diz o diretor do Miguel Couto.

Segundo Essinger, o paciente, depois de tanto azar, deu sorte. Se o vergalhão  tivesse caído três centímetros para o lado, teria atingido a parte do cérebro  responsável pela parte motora:

— Por três centímetros, ele estaria sem mexer os braços e as pernas. Se fosse  apenas mais um centímetro para a direita, ele teria perdido um olho.

Risco de infecção

Segundo Essinger, o risco agora é que o paciente contraia uma infecção:

— Quando o vergalhão entrou no cérebro, levou também muita poeira, sujeira.  Estamos medicando o paciente com antibióticos e, se tudo der certo, ele poderá  ter alta em uma semana —disse Essinger.

Para evitar contaminar o cérebro com secreções dos seios da face, típicas de  quem tem sinusite, por exemplo, o vergalhão foi puxado para baixo durante a  cirurgia.

Membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, o médico Miguel Giudicissi  Filho elogiou a atuação da equipe médica e explicou que somente após exames de  médio e longo prazos será possível indicar o tipo de sequela do paciente.  Segundo ele, não existe área do cérebro que seja afetada sem produzir algum  dano, mas ele pode ser imperceptível:

— Os médicos mostraram habilidade e treino. Precisamos esperar novos exames,  pode ser que a sequela seja pequena ou numa área não importante para o  paciente.

Os médicos que salvaram a vida do paciente

O plantão de 12 horas estava apenas começando quando o neurocirurgião Ivan  Sant’Ana, que estava na emergência do Hospital Miguel Couto, foi avisado que um  homem com um vergalhão atravessado na cabeça tinha acabado de chegar. Com 35  anos de experiência, o médico, que trabalha também no Hospital do Andaraí,  mandou chamar o chefe da neurocirurgia, Ruy Monteiro, e, em pouco tempo, começou  a planejar, junto de Ruy, a cirurgia para a retirada do ferro. Ontem, nem mesmo  ele acreditava no resultado tão bom, o paciente sobreviveu e não apresenta  sequelas.

—Minha esposa disse que o “Homem” deu outra chance a ele. Casos assim não são  comuns mesmo.

Ivan disse que não ficou nervoso com o tamanho da responsabilidade:

— Depois de 35 anos de neurocirurgia, você sabe dos riscos e se prepara. Não  fica nervoso. Mas tem uma certa apreensão. O ferro passou bem perto de  estruturas nobres do cérebro.

O cirurgião passou cinco horas operando o trabalhador. Ele disse que o  momento mais delicado da cirurgia foi o da retirada do vergalhão:

— Nós escovamos o couro cabeludo do paciente e o pedaço de ferro que estava  na entrada do ferimento para evitar que qualquer poeira entrasse e causasse uma  infecção no cérebro. Depois, fomos retirando lentamente. Retirava um pouco,  avaliava, retirava um pouco mais. Depois que o ferro saiu, lavamos o cérebro com  muito soro e cauterizamos as áreas onde havia sangramento. O perigo agora é ele  contrair uma infecção. O paciente está tomando muito antibiótico para evitar  isso.

Quando o paciente chegou, curiosos tiraram fotos da vítima, ainda com o ferro  na cabeça. O chefe da neurocirurgia, Ruy Monteiro, disse que o caso, apesar de  inusitado, não surpreendeu tanto assim a equipe:

— Para a gente que trabalha em emergência, não é fácil levar um susto não.  Mas, com certeza, esse caso não é habitual.

Há 19 anos no Miguel Couto, quatro deles como chefe da neurocirurgia, Ruy  Monteiro, que também atua na rede privada, disse que a cirurgia foi feita pouco  tempo após a chegada do paciente. E atribui o resultado à habilidade da  equipe.

— É muito importante ter uma equipe preparada para qualquer situação. Já  tratamos de uma machadada na testa, mas o paciente estava sem o machado. Estamos  sempre prontos para o que for.

Fonte: O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.