Os cinco pontos-chave das negociações entre a Colômbia e as Farc

Militares colombianos (foto: Reuters)Os colombianos aguardam ansiosos o início das negociações de paz entre o governo e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), previstas para esta semana em Oslo, na Noruega. A participação política, a posse das terras e a questão do narcotráfico devem ser os pontos-chave das conversações.

A negociação deveria começar nesta segunda-feira (15), mas as fortes chuvas na Colômbia atrasaram a viagem de alguns guerrilheiros à Noruega. Uma nova data foi marcada para quarta-feira (17), mas ainda não está claro se essa será a data do início das conversas ou a ocasião em que o dia escolhido será anunciado.

Será a terceira vez que guerrilheiros e governo tentam acabar com o conflito que dura 50 anos. A última rodada de negociações foi há dez anos, em San Vicente de Caguán. Após acusações mútuas, o acordo fracassou.

A rodada inicial do processo de paz ocorre sob um clima tenso, provocado por uma divergência sobre a data de início de um cessar-fogo. As Farc propuseram iniciar a trégua antes das negociações, hipótese rejeitada pelo governo de Juan Manuel Santos.

Diferente de tentativas anteriores, o governo quer manter suas operações militares, para pressionar e impedir que a guerrilha se reorganize. O governo diz que só abandonará as ações armadas só quando um acordo final for atingido.

O atual processo de paz foi iniciado em 2010, quando Santos chegou ao poder. Em agosto de 2012, as partes chegaram a um acordo sobre como conduzir as negociações de paz, que devem ter uma fase na Noruega e outra em Cuba.

Foi estabelecido que ao menos cinco pontos principais seriam tratados. Veja quais são:

1. Desenvolvimento agrário

O primeiro tema a ser abordado será a posse das terras no país. Ele é crucial pois foi a razão da formação das Farc a partir de um grupo de autodefesa camponês, em 1964.

O conflito entre a guerrilha e o governo deixou em cinco décadas mais de quatro milhões de pessoas “deslocadas” de suas moradas originais.

Segundo um levantamento da ONU, as ações guerrilheiras não melhoraram a situação da distribuição de renda no país. Mais de 52% das grandes propriedades de terra do país estão nas mãos de apenas 1% dos habitantes.

2. Participação política

A participação dos guerrilheiros no processo político colombiano é um dos pontos mais polêmicos do processo.

Segundo pesquisas, até 70% da população é contrária à entrada das Farc na política. Santos reconhece, porém, que sem isso a conquista da paz será praticamente impossível.

Além da polêmica, há impedimentos legais para que procurados pela Justiça concorram a cargos políticos. Mesmo no caso de uma anistia ampla, muitos guerrilheiros ainda seriam procurados por tráfico de drogas em países como os Estados Unidos – o que causaria mais complicações.

3. Desmobilização

O governo colombiano se comprometeu a intensificar o combate às organizações criminosas. Mesmo assim, as Farc não descartam ser vítimas da ação de grupos paramilitares opositores – como ocorreu há 10 anos.

Por isso, é possível que os guerrilheiros concordem em baixar as armas, porém não em entregá-las ao governo.

Analistas temem porém que determinados setores das Farc não concordem com os termo do acordo e permaneçam mobilizadas.

4. Narcotráfico

A polícia colombiana alega que as Farc se transformaram em um grande cartel que domina os laboratórios de refino da cocaína na selva e comanda o transporte da droga.

Os guerrilheiros dizem que não controlam a produção e o tráfico de narcóticos, mas cobram taxas dos traficantes.

Nesse ponto, guerrilheiros e governo devem discutir alternativas para desenvolver a região onde atualmente se cultiva a coca com projetos de investimento e desenvolvimento.

5. Vítimas

O tema dos direitos das vítimas do conflito deverá causar polêmica. Isso porque envolve a discussão sobre punições contra responsáveis por abusos de direitos humanos.

Porém, os membros das Farc não aceitam ser julgados e condenados à prisão.

Além disso serão discutidas as devoluções de terras e edifícios tomados pelas Farc para seus verdadeiros donos.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.