Paço do Frevo tem obras finalizadas
As obras de restauração e reforma do Paço do Frevo, edifício histórico na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, Centro da capital pernambucana foram finalizadas. Mas o espaço cultural não será inaugurado agora.
Para a abertura ao público, ainda faltam a a finalização da montagem da exposição permanente, a compra de equipamentos para o estúdio de gravação e a licitação para instalação da cafeteria.
A mostra ocupará o primeiro e o quarto pisos, com uma linha do tempo sobre o frevo montada através de textos, vídeos, fotografias e estandartes de agremiações. A direção artística é de Bia Lessa.
A primeira exposição temporária, já instalada, é “São José – Territórios do Frevo”, idealizada por Carmem Lélis e Cátia Avelar, com curadoria foi realiza por Carmem Lélis e Hugo Menezes, homenageando o bairro de São José como nascedouro do frevo.
O edifício do Paço foi construído no início do século XX e, até a década de 1970, sediava a Western Telegraph Company. Em 1998, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan).
As obras foram iniciadas em 2010 com orçamento de R$ 14,5 milhões. Segundo a Prefeitura do Recife, o espaço tem salas de dança, música, camarim e rádio online.
O centro de documentação conta com acervo inicial com 500 títulos sobre o frevo e o Carnaval de Pernambuco, entre livros, revistas, catálogos e audiovisual; 4 mil imagens digitalizadas; e 200 partituras.
Fonte: Ne10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário