Pacote do governo não vai impactar crescimento, dizem economistas

O pacote de estímulo à indústria anunciado nesta terça-feira pelo governo não deve ter impacto significativo no crescimento deste ano, mas pode melhorar um pouco o resultado do ano que vem, afirmam economistas.

Eles observam que a maioria das medidas vai entrar em vigor apenas no próximo semestre ou em 2013. Em alguns casos, dependem ainda de aprovação do Congresso Nacional.

Na avaliação de analistas, as medidas são positivas porque mexem com as expectativas dos empresários, injetando otimismo no setor produtivo, o que é fundamental para estimular as decisões de investimento e contratação de mão de obra. No entanto, eles observam que os problemas estruturais que limitam a competitividade da indústria nacional persistem e não são de rápida solução.

“A resposta política atenua algumas distorções de curto prazo, mas não tem o poder de resolver os graves problemas estruturais da indústria, tais como o peso e a complexidade do sistema tributário, o custo e a qualidade da mão de obra e os custos diversos de infraestrutura”, observa o economista-chefe da Votorantim Corretora, Roberto Padovani.

Para Padovani, as medidas anunciadas devem reforçar a recuperação da indústria esperada para o segundo semestre. Ainda assim, ele manteve sua projeção de queda de 1% da produção industrial no acumulado de 2012, pois acredita que o ritmo lento de retomada não deve ser suficiente para compensar a retração registrada no início deste ano.

O economista-chefe do Banco Fator, José Francisco de Lima Gonçalves, considera que a desoneração da folha de pagamento deve melhorar as condições de competitividade do produto nacional frente aos importados e diz acreditar em impactos positivos dos estímulos de crédito às exportações. Por outro lado, ele nota que algumas medidas têm efeito muito pontual, como a decisão do governo de priorizar a compra de produtos farmacêuticos e retroescavadeiras nacionais mesmo quando forem mais caros que similares importados. Já a linha de financiamento do BNDES criada para financiar a aquisição de novas tecnologias leva tempo para ganhar corpo, afirma Gonçalves.

“No curto prazo não há efeito a não ser por alguma melhora nas expectativas. Vamos rever a projeção de PIB para 2013 em diante, mas [o pacote] não deve ser suficiente para garantir muito mais do que 4,0%. Neste ano, seguimos com projeção de 3,3% para o PIB”, afirma.

Para Sérgio Vale, economista-chefe da consultoria MB Associados, as medidas não são suficientes para mudar a trajetória da indústria. Ele diz que a desoneração anunciada não é suficiente para mexer na competitividade do setor.

“O governo insiste novamente em estratégias de curto prazo como postergar o pagamento do PIS/Confins de alguns setores para o final do ano. O que isso vai ajudar estruturalmente? Deveria haver um pensamento de longo prazo e um foco concreto e muito maior em inovação”, criticou.

A consultoria LCA também considera que as medidas não terão impacto relevante neste ano e manteve a projeção de crescimento do PIB em 3%. Segundo a LCA, o baixo crescimento externo e o elevado endividamento das famílias brasileiras vão limitar a expansão da economia neste ano.

Fonte: Folha.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.