Pais e filhos conectados pelas novas tecnologias

Cada pai tem seu jei­to, não é mesmo? Existem os corujas, os esportistas, os conservadores e, claro, os ligados em tecnologia.

Não é de hoje que o interesse por aparatos como tablets, smartphones e videogames está crescendo entre os homens, dos mais maduros aos mais novos.

Não basta entender o que é Facebook ou Twitter, tem que participar. Hoje, o pai “antenado” além de ter os filhos adicionados nas redes sociais, trocam mensagens de texto, jogam games eletrônicos e conhecem ícones como Steve Jobs e Mark Zuckerberg, tudo para estarem cada vez mais próximos de seus herdeiros.

Exercer a paternidade em dias modernos representa um grande desafio. Demanda equilíbrio entre liberdade e atenção. O produtor artístico Erik Hoover, de 48 anos, por exemplo, usa vários gadgets para estar sempre em contato com a família. “No momento, meus três filhos estão viajando. Então, usamos da tecnologia para que a saudade não aperte muito. Às vezes, um deles me chama no WhatsApp para que a gente converse pelo Skype, então eu ligo meu iPhone por Bluetooth no carro e batemos papo por muito tempo”, explica.

Ainda de acordo com Hoover, os pais devem se manter atentos e acompanhar a velocidade da informação. “Tenho os três adicionados no Facebook. Acompanho as postagens de cada um, comento suas publicações, além de ficar de olho no que os amigos deles publicam. Essa é a maneira que encontrei para, de certa forma, estar supervisionando eles. Muitos pais não têm ideia do que os filhos fazem na internet. Acho que é preciso estar bem ligado nisso para que a tecnologia não atue de forma negativa na relação familiar”, acrescenta.

Segundo Nathália Hoover, de 22 anos, estudante e filha de Erik, a ligação com assessórios high-tech do seu “velho” aproximou muito a família. “Essa maneira prática de estar sempre por perto une o útil ao agradável”. Ainda de acordo com ela, quanto mais aplicativos e redes sociais, melhor. “Conversamos o dia todo por mensagens, por exemplo, mas, é na conferencia de vídeo por Skype que a conversa é mais rica”, completa.

Pai de primeira viagem, o professor de geografia Alex Lindoso, de 48 anos, adora tecnologia. Além de usar as tendências do setor a seu favor no trabalho, já compartilha dos seus conhecimentos com o pequeno Alexander, de apenas dois anos. “Ele é bastante curioso, já sabe como desbloquear meu celular e entende que ao tocar na tela, alguma coisa acontece. Enquanto estou navegando na internet, ele fica sentado no meu colo, sempre atento a tudo que está se passando na tela e, de vez em quando, ainda arrisca mexer no mouse”.

Alex acredita que estar fora desse mundo é de certa forma, ficar distante do filho. “Essa nova geração tem como instinto mexer no mouse e apertar botões. Tudo acontece muito rápido. Ainda é muito cedo, mas, sei que o Alexander vai ser muito ligado a isso, porque eu também sou. Não vejo a hora de ele ter uma maturidade maior para que a gente possa se divertir com jogos eletrônicos juntos”, completou Lindoso.

Para o engenheiro elétrico Rui Ricardo Campelo, de 36 anos, que sempre teve a ciência como um dos focos de sua vida, é importante estimular a interação dos pequenos desde cedo. “As pessoas da geração passada ainda têm medo da tecnologia. Minha filha, Maria Laura, de um ano e três meses, já interage naturalmente com o computador. Às vezes, estou navegando e ela já chega do meu lado, toda curiosa e quer dominar a máquina”, diz. De acordo com Rui, apesar de os avanços facilitarem muito a vida de todos, não substituem o mais importante. “Abraços e beijos sempre serão a melhor forma de me comunicar com ela”, completa.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.