Papa critica narcotráfico e diz que marxismo está ultrapassado

O Papa Bento XVI pediu que se “desmascare o mal e a mentira” do tráfico de drogas no México e afirmou que a ideologia marxista está ultrapassada e que é preciso encontrar um novo modelo, em declarações a bordo do avião que o levava para o México e Cuba, em sua primeira visita a países de língua espanhola.

“O problema do tráfico de drogas e a violência é uma grande responsabilidade para a Igreja neste país 80% católico”, ressaltou o Papa em resposta as perguntas de jornalistas durante a primeira etapa de sua viagem no México.

O pontífice também pediu que sejam “desmascaradas as falsas promessas e mentiras” dos traficantes de drogas, alguns dos quais afirmam ser católicos.

Temos que “fazer todo o possível contra esse mal destruidor da nossa juventude”, insistiu, dada a gravidade da guerra entre cartéis de drogas, que custaram a vida de cerca de 50 mil pessoas nos últimos cinco anos neste país que faz fronteira com os Estados Unidos, um dos principais mercados de drogas.

“Eu compartilho as alegrias e esperanças dos mexicanos, sua angústia e sofrimento”, acrescentou.

Bento XVI também denunciou a “idolatria do dinheiro que transforma os homens em escravos”.

“Nossa maior responsabilidade é a de educar as consciências, educar para a responsabilidade moral”, declarou.

“O homem precisa do infinito. Se Deus não é infinito, o homem criará seu próprio paraíso, mera aparência do infinito. Devemos fazer todo o possível para desmascarar o mal”, prosseguiu.

Em relação à Cuba, um país comunista, onde 10% da população é católica, o Papa afirmou que a ideologia marxista “já não corresponde à realidade” e “deve encontrar novos modelos.”

Ele enfatizou a determinação dos católicos “em ajudar um diálogo construtivo para evitar os traumas”, no momento em que a Igreja cubana se tornou interlocutora política das autoridades da ilha.

“É evidente que a Igreja está sempre ao lado da liberdade de consciência, da liberdade de religião”, disse Bento XVI, que assegurou que atualmente em Cuba, “os fiéis católicos contribuem para avançar nesse caminho”.

O pontífice afirmou que sua visita a Cuba terá uma “continuidade absoluta”, como a de seu antecessor João Paulo II, e citou a advertência feita por este último, em janeiro de 1998, sobre a necessidade de “Cuba se abrir ao mundo e o mundo se abrir para Cuba”.

“Estas palavras são ainda muito atuais”, disse o papa.

A Igreja cubana, que durante quarenta anos teve problemas com a revolução de Fidel Castro, mostrou nos últimos anos uma vontade de participar da modernização política do país e do governo, em troca de mais espaço para suas práticas religiosas e ação social.

Bento XVI não quis responder diretamente a uma pergunta sobre a “Teologia da Libertação” e sua pregação em favor dos pobres, mas considerou que a Igreja “deve se perguntar se faz o suficiente para a justiça social neste grande continente” que é a América Latina.

Contudo “a Igreja não é um poder político e nem um partido, é uma realidade moral que precisa se questionar o que pode e o que não pode fazer”, declarou.

“Seu primeiro dever é educar as consciências na ética individual e na ética pública”, ressaltou, chamando para “encontrar uma moral racional aceitável para todos, incluindo os não-crentes”.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.