Para a São Silvestre na cara e na coragem

Um grupo de 44 corredores embarcou, nesta quinta-feira (27) pela ma­nhã, da Praça do Derby, para disputar a 88ª Corrida Internacional de São Silvestre, que será realizada na próxima segunda-feira (31), em São Paulo. Sem o auxílio da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), que há oito anos disponibilizava gratuitamente o transporte dos pernambucanos e este ano por conta da mudança de gestão anunciou que não patrocinaria o transporte, restou aos atletas locais bancarem do próprio bolso os custos para contratação de um ônibus. O valor final apenas para o translado Recife-São Paulo-Recife foi de R$ 18 mil, que terminou sendo dividido entre a delegação.

A insatisfação por conta da não liberação do ônibus pela PCR era visível nas palavras de cada um dos competidores, que mesmo sem condições, se esforçaram para tornar real o sonho de disputar ou pela primeira vez ou mais uma vez a mais tradicional corrida de rua do Brasil e uma das mais importantes do mundo. “Infelizmente, o prefeito João da Costa só porque perdeu tomou essa atitude que terminou prejudicando todos nós corredores. Ao longo dos anos, pagamos tantos impostos e no momento que precisamos, viraram as costas para nós”, lamentou o vendedor Severino Ferreiro da Silva, que disputará a São Silvestre pela 12ª vez.

Como a maioria desses corredores não tinha condições financeiras para arcar com a parcela do transporte, R$ 540, o jeito foi apelar para as doações. Caso de José Carlos de Santana, funcionário da Engarrafamentos Pitu. “Sem essa ajuda, dificilmente estaria aqui”, contou. O mesmo aconteceu com a panfletista Ana Lúcia, do Ibura, que trabalha no Cemitério e Crematório Memorial Guararapes. “A firma onde trabalho paga todas as minhas inscrições para competições. Isso, sem dúvidas, já me ajuda bastante”, comentou a atleta, que corre há 20 anos e participará pelo quinto ano da São Silvestre, em São Paulo.

A expectativa também é grande para Elisângela Cristina da Silva, de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A garçonete de buffet começou a correr há apenas nove meses e se diz preparada para disputar a primeira São Silvestre da carreira. “Venho me programando há nove meses. Nesse período, disputei 13 corridas de cinco e dez quilômetros. Estou feliz com a realização desse sonho e quero que essa seja a primeira de muitas viagens”, disse feliz. Para viajar, recebeu ajuda da Prefeitura de São Lourenço, que bancou a passagem, além da ajuda de amigos.

CHEGADA

Se tudo transcorrer bem, a previsão é que neste sábado (29) pela manhã os pernambucanos desembarquem em São Paulo. Ontem, o ônibus que faria o percurso apresentou problema e precisou ser trocado, atrasando o início da viagem. Com a ajuda do coordenador da Gerência de Rendimento do Geraldão, Antônio Domingos, os corredores de Pernambuco ficarão hospedados, sem custo algum, em uma academia de artes marciais no bairro de Santana. Este ano, a corrida de São Silvestre será realizada, pela primeira vez, no período da manhã.

Fonte: Folhape

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.