Para serem diretores, professores vão ter que passar por curso em PE

Um novo processo seletivo para diretor e diretor adjunto de escolas da rede estadual em Pernambuco foi anunciado nesta segunda-feira (14). Os professores interessados vão ter que passar por três etapas, sendo a primeira um curso de aperfeiçoamento, a fim de que o profissional esteja apto a atender às demandas e competências específicas da gestão escolar.

As inscrições para o processo de formação e seleção de gestores começa nesta terça-feira (15) e segue até o dia 20 de junho, pelo site da Secretaria de Educação. O curso tem duração de 180 horas/aula, seguida de uma avaliação sobre conhecimento escolar. “Temos 11.200 vagas, o que dá quase dez vagas no curso para cada escola”, explica o secretário estadual de Educação, Anderson Gomes.

As aulas do curso de Aperfeiçoamento em Gestão Educacional, ministrado dentro do Programa de Formação Continuada de Gestor Escolar (PROGEPE), são presenciais. “Todos vão passar por esse processo formativo, com disciplinas voltadas justamente para o exercício da gestão escolar. Não temos uma universidade hoje que forma alguém para ser diretor de escola, para professor sim”, pondera o secretário.

Os novos parâmetros valem já para os gestores do biênio 2013/1015. “Esse é um processo inovador, muda a forma com que se escolhe os diretores. Depois do curso, temos a consulta à comunidade escolar, que está marcada previamente para o dia 9 de dezembro. Só podem ser indicados os professores que tiverem feito o curso”, detalha Gomes.

Após a consulta à comunidade escolar, são escolhidos três nomes que são encaminhados para o governador. “O governador dá a palavra final, mas geralmente é indicado o que é mais votado”, conta o secretário. Para poder ser efetivado como diretor, o professor precisa ainda estar matriculado em um curso de especialização ou mestrado. “É uma forma de incentivá-los a continuarem a estudar”, finaliza o secretário.

Requisitos
Para participar da seleção, o professor precisa ser integrante da carreira do magistério público estadual, com cinco anos de experiência comprovada no sistema de ensino público ou em instituição de ensino particular, além de ter cumprido os três anos de estágio probatório.

É necessário também possuir formação para o magistério, com licenciatura plena em qualquer área de atuação da educação básica, estar em exercício, prioritariamente, na escola para a qual pretende candidatar-se; não ter sofrido sanção em virtude de processo administrativo disciplinar nos três últimos anos anteriores a data do pleito; não ter condenação em processo criminal, cuja sentença tenha sido transitada em julgado; estar adimplente com as prestações de contas relacionadas com os recursos financeiros repassados pela Secretaria Estadual de Educação e pelo MEC/FNDE, e participar do processo formativo, seletivo e consultivo.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.