Paralimpíada começa em Londres

A Paralimpíada começa oficialmente nesta quarta-feira (29), às 16h30 (de Brasília) com a cerimônia de abertura e, como é tradição, há grande expectativa sobre o que os britânicos vão fazer para impressionar o público.

A rainha Elizabeth II deve ter uma participação na festa, mas provavelmente não da forma inusitada como foi na abertura da Olimpíada, quando contracenou com James Bond.

Os organizadores do evento de logo mais fazem mistério, mas a imprensa inglesa tem divulgado a possível presença do casal formado pelo príncipe William e a duquesa de Cambridge, Kate. Certa apenas é a ausência do marido da rainha, príncipe Phillip, que se recupera de uma infecção.

O show, elaborado pelo diretor Stephen Daldry (do filme Billy Elliot), tem como tema central a palavra “Iluminação”. Um grupo de três mil voluntários, de 100 crianças e de 100 artistas participará do espetáculo, que terá como atração inicial o grupo “Aerobility“, formado por um serviço de caridade britânico que treina pessoas com deficiência para serem pilotos.

O codiretor artístico Bradley Hemmings comentou sobre o que preparou para o público. “Eu e Jenny (Jenny Sealey, a outra codiretora) quisemos fazer uma cerimônia espetacular e, ao mes­mo tempo, profundamente humana. Depois de trabalhar muitos anos no teatro ao ar livre, decidimos que a festa deveria falar ao coração, fazer aflorar o emocional e é uma histórica ocasião de sediar uma Paralimpíada”, contou.

O último dia de revezamento da tocha começará em um lugar especial: o Hospital Stoke Mandeville. Lá, o médico alemão Ludwig Guttmann teve a iniciativa de usar o esporte para entreter ex-soldados da Segunda Guerra Mundial em tratamento por lesões na coluna. No dia da cerimônia de abertura da Olimpíada de 1948, também em Londres, Guttmann promoveu uma competição de tiro com arco entre seus pacientes. O evento se tornou anual e passou a agregar novos esportes até que em 1960, em Roma, foi realizada a primeira edição da Paralimpíada.

No percurso ao longo do dia, até o Estádio Olímpico, a to­cha passará pe­la mão de dois brasileiros: o nadador Clodoaldo Silva e a atleta Adria dos Santos. O acendimento da pira deverá ser o ponto alto da festa de abertura. A narração de um texto do cientista Stephen Hawking, que é cadeirante, é outra atração da cerimônia. E o porta-bandeira da delegação do Brasil será o nadador Daniel Dias.

VALORIZAÇÃO

A Paraolimpíada de Londres começa hoje já com um recorde: a venda de 2,5 milhões de ingressos. Quase todas as entradas disponíveis foram vendidas, resultado de uma campanha maciça de divulgação dos Jogos e de suas importâncias social e esportiva. Outdoors e outras peças publicitárias espalhados por Londres entoam um clima de inclusão e incentivo para que o público valorize o evento.

A cidade também avançou na oferta de meios para garantir a tranquilidade de ir e vir não só dos que vão participar dos Jogos como para os turistas com deficiência física, sensorial ou alguma dificuldade de locomoção. São fartos os mapas com rotas acessíveis e informações sobre como se deslocar com tranquilidade. Nos pontos mais movimentados, elevadores tem mensagens sonoras para auxiliar cegos, há fartas mensagens visuais para pessoas surdas e não existe ausência de guias rebaixadas.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.