Paralisação de servidores da saúde de PE afeta atendimento aos pacientes

Com a paralisação dos servidores do Ministério da Saúde em Pernambuco, decretada na segunda-feira (30), a situação dos hospitais públicos do estado volta a ficar em evidência. Com problemas desde maio, quando os professores do hospital-escola entraram em greve, o Hospital das Clínicas (HC), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sofre ainda mais com a paralisação também dos servidores técnico-administrativos, iniciada em 11 de junho, e está praticamente vazio. Apesar da diretoria do HC ter informado que os serviços essenciais seriam mantidos, a fim de minimizar os transtornos à população, a unidade de saúde não consegue cumprir a promessa.

No HC, que chega a realizar 20.470 consultas por mês, os quase 60 ambulatórios não têm pacientes ou médicos. Atendimentos de neurologia, genealogia e obstetrícia, considerados essenciais, não estão sendo realizados. Quem precisa de cirurgias também encontra problemas: boa parte delas foi cancelada, permanecendo apenas os procedimentos de urgência para pacientes já internados no HC, o que vale também para os serviços de laboratório e exames.


Em condições como estas, os pacientes – alguns vindos de municípios do interior de Pernambuco – sequer conseguem pegar os remédios controlados: também não há ninguém para atendê-los na farmácia. De acordo com José Bonifácio, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindsprev), pacientes na mesma situação devem checar a receita, pois há possibilidade de pegar o remédio em outras unidades: “É preciso ver se ele pode ser pego em outro hospital do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, existem realmente receitas para locais específicos, e que só podem ser retiradas lá”.

Bonifácio esclarece que o sindicato possui poucos servidores trabalhando no HC, e que a situação do hospital não está necessariamente ligada a eles. Ainda segundo ele, as unidades da Agamenon Magalhães, Barão de Lucena, Getúlio Vargas, Geral de Areias e as policlínicas Pan Centro e Alberto Sabin não devem parar. “Os hospitais têm funcionários estaduais, municipais e até privados, então não ficam paralisados totalmente. Apenas alguns setores terão queda no atendimento e devem funcionar com apenas 30% de sua capacidade”, justificou.

Em nota divulgada nesta terça, a diretoria do Hospital das Clínicas (HC) informou que tem concentrado esforços para manter o funcionamento dos serviços essenciais, como cirurgias de urgência, plantões geral e da sala de estabilização, internamentos de urgência, consultas ambulatoriais em oncologia e em pré-natal de alto risco, atividades de hemodiálise e exames laboratoriais e de imagem para pacientes internados.

Em relação aos demais atendimentos ambulatoriais, a diretoria contou que está avaliando os casos que, por falta da revisão médica, possam ter a sua evolução comprometida, visando assegurar a convocação desses pacientes.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.