Paralisação deixa mais de 80 postos sem combustível em SP, diz sindicato

Oitenta e quatro postos de combustíveis da cidade de São Paulo estavam com todas as suas bombas de abastecimento vazias no início desta quarta-feira (7), terceiro dia de paralisação dos motoristas de caminhões-tanque na cidade. A informação é do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), entidade que representa todos os postos de gasolina situados na cidade de São
Paulo. Segundo o Sincopetro, a capital paulista tem cerca de 2 mil postos. Os motoristas protestam contra a restrição ao tráfego de veículos pesados na Marginal Tietê.

Em entrevista ao Bom Dia São Paulo desta quarta, o presidente do Sincopetro, José Alberto Paiva Gouveia, disse que os problemas de abastecimento devem durar mais cinco ou seis dias. A recomendação dele é que os motoristas controlem o uso de combustíveis.

Caminhões estão proibidos na via das 5h às 9h e das 17h às 22h de segunda a sexta e das 10h às 14h aos sábados. A categoria alega que a proibição inviabiliza o trabalho dos motoristas. Nesta terça-feira (6), a Polícia Militar iniciou a realização de escoltas para os veículos que deixam as distribuidoras para abastecer serviços essenciais, como aeroportos.

Um gabinete de gerenciamento de crise foi acionado para monitorar a situação e coordenar essas escoltas. Segundo o major Marcel Soffner, porta-voz da PM, mesmo com a garantia de escoltas havia a resistência dos proprietários de caminhões em deixar os pátios das distribuidoras.

Nesta terça, a Justiça de São Paulo determinou a retomada da distribuição dos combustíveis. Se a ordem não for cumprida, cada sindicato terá que pagar multa de R$ 1 milhão por dia. O juiz Emilio Migliano Neto, da 7ª Vara da Fazenda Pública, concedeu medida liminar determinando que os sindicatos suspeitos de promover ações com o objetivo de impedir a distribuição de combustível em postos de gasolina da capital paulista retomem a normalidade dos serviços.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou que o protesto de motoristas de caminhões é “chantagem”. “Eles sabiam há mais de um ano que ia chegar esse dia”, afirmou Kassab, que citou a construção do Rodoanel como uma alternativa de caminho.

A falta de abastecimento gerou longas filas nos postos que ainda tinham combustíveis ao longo desta terça. A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo informou que irá investigar as denúncias de aumento abusivo de preços de combustíveis na capital paulista por conta do protesto dos motoristas. Alguns postos da cidade registravam falta de álcool e gasolina nas bombas de abastecimento.

Várias cidades da Grande São Paulo também registravam falta de combustíveis nos postos na noite desta terça. Em Mogi das Cruzes, os motoristas precisavam rodar bastante antes de conseguir encher o tanque. Itaquaquecetuba também começou a apresentar problemas.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.