Parceria entre SPC e Serasa agililiza concessão de crédito ao cliente
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Mais agilidade para conceder crédito para consumidores. É o que promete uma parceria entre o Serasa e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) que será oficializada nesta quarta-feria (8) com a assinatura de um convênio. O lojista poderá fazer a consulta do histórico do cliente, por meio eletrônico, a um banco de dados integrado entre os dois órgãos.
Quando um consumidor vai ao comércio fazer uma compra a crédito, o lojista faz uma consulta para saber se o cliente está ou não com o nome limpo, para poder liberar a venda. Essa consulta é feita à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que administra o SPC. “As bases de dados se comunicam entre si, apesar de serem independentes. Todo o país fará parte do sistema. Antes, os inadimplentes que estavam no SPC não podiam ser visualizados pelo Serasa e vice-versa. Com a parceria, isso será possível”, diz o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta quarta.
No estado, funcionam 16 Câmaras de Dirigentes Lojistas com 10 mil associados. Segundo Pellizzaro, um dos benefícios dessa parceria será a agilidade, pois a liberação do crédito pode ser realizada mesmo que o consumidor esteja morando no interior do estado. “Por exemplo, quando o consumidor não paga uma dívida no Recife, depois do prazo de pagamento, entre uma semana e quinze dias, a loja comunica ao SPC que manda uma carta para a casa do consumidor informando valor, vencimento, data e endereço da loja independente do local onde ele esteja. Depois do período entre uma semana e dez dias, o nome dele aparece na listagem de maus pagadores no cadastro SPC ou da Serasa”, afirma Pellizzaro.
Caso o cliente devedor queira limpar o nome, ele tem duas opções: procurar o estabelecimento onde fez a dívida para quitá-la ou comunicar à CDL para que a câmara possa intermediar o pagamento ou o reparcelamento do débito com a loja. Dessa forma, o consumidor não precisará se deslocar até o local do estabelecimento onde possui a dívida.
Os consumidores inadimplentes ficam, no máximo, por cinco anos com o nome no SPC ou no Serasa, como determina a legislação brasileira. “O brasileiro é um bom pagador. Mais de 65% dos brasileiros que recebem a carta regularizam seu débito com o lojista ou instituição financeira em até 30 dias”, conclui o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro.
Fonte: G1 PE
Nenhum comentário