Passado, presente. Perdas, ganhos. Reencontro. Família

A instituição familiar, em toda sua complexidade, é um dos (para não dizer “o”) mais marcantes núcleos de convivência do indivíduo. Com nossos parentes, compartilhamos memórias doces e traumáticas, alegrias e frustrações. A própria palavra família, seja ela a natural ou a que escolhe-se, é emblemática. É justamente dessa complexa relação, das formas de lidar com a perda e a superação que trata a peça “Nem um dia se passa sem notícias suas”, estrelada por Edson Celulari, que é apresentada no Teatro Santa Isabel, nesta sexta-feira (20) e sábado (21), às 21h.

Joaquim (Edson Celulari), um bem sucedido cirurgião, acaba de perder o pai e precisa passar pelo (doloroso) processo de se desfazer dos bens do falecido, revisitando assim várias recordações. Enquanto cumpre essa tarefa, ele é rodeado por Juliano (Pedro Garcia Netto), seu irmão caçula, cuja presença será decisiva para o médico ajustar contas com o próprio passado, confrontando-se com suas próprias limitações. Em meio a esse turbilhão emocional, Joaquim tem ainda que lidar com seu filho Miguel (Garcia Netto, em papel duplo).

Celulari conta que quando ele Pedro Garcia Netto, seu sobrinho, foram abordados pela dramaturga Daniela Pereira de Carvalho, a ideia da peça ainda era incipiente. “A Daniela chegou até mim e o Pedro com a ideia de falar sobre os laços de família e a questão da perda, mas sem um projeto fechado, tanto que, quando conversamos pela primeira vez, ela só tinha doze páginas escritas. A partir daí, tivemos vários encontros, onde fazíamos leituras, discutíamos o texto e, assim, fomos construindo a dramaturgia juntos”, explica.

Em um espetáculo que trata sobre relações familiares, o ator diz que trabalhar com um parente teve um sabor especial. “Eu e o Pedro separamos muito a questão familiar da profissional. Mas, ao mesmo tempo, existe uma memória afetiva em comum, certas referências, que acabam sendo compartilhadas entre nós, em cena”, completa.

Mesmo tratando de temas delicados, o ator acredita que a peça se sobressai justamente por não ser triste. “Pelo contrário, a montagem propõe um antídoto à tristeza. É um texto delicado sobre superação”, afirma. Inclusive, foi esse intimismo do espetáculo um dos maiores atrativos para o ator embarcar no projeto. “É um texto que vai contra a corrente; propõe uma reflexão, uma leitura mais aprofundada dos temas”, pontua.

Com passagem pelo Festival de Curitiba, o espetáculo tem sido destacado por colocar em foco o universo sentimental masculino. “Temos recebido uma resposta muito positiva do público, e é muito interessante observar o quanto os homens se identificam com a peça”, conta Edson. “Mas, acho, é um espetáculo que mexe com todo mundo porque toca em temas universais como os laços de família, a descendência e a passagem do tempo, completa.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.