Patrulha do Bairro reduz roubos
A Patrulha do Bairro, novo aliado do Pacto pela Vida no combate à violência no Estado, surtiu nos últimos três meses (setembro, outubro e novembro) uma redução de 25% na taxa de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP). Ou seja, o número de roubo, extorsão mediante sequestro e roubo com restrição da liberdade da vítima – sequestro relâmpago; diminuíram com a presença de policiais realizando rondas nos bairros, em dupla, em viaturas dos tipos Tucson e SpaceFox. Assim, apoiando o policiamento ordinário.
Nos três últimos meses, mais de 26 mil atendimentos foram realizados na Capital e Região Metropolitana do Recife (RMR). As informações dos registros concretizados, dão conta da realização de 423 procedimentos como Auto de Prisão em Flagrante e Termos Circunstanciados de Ocorrência, apreensão de 62 armas de fogo, 843 pedras de crack e cerca de 723 papelotes de maconha.
“Estes números valem para todo o Estado, mas vale destacar que 90% dos veículos policiais atuam na Capital e Região Metropolitana do Recife”, explica o coordenador geral do programa tenente-coronel, Josué Limeira. Ele ainda acrescenta que o sucesso do programa é motivado pela sinergia com a população. “É a comunidade que entra em contato e nos passa informações relevantes. Os moradores indicam especificamente onde estão havendo infrações e isto contribui”, afirma.
A população pode acionar as patrulhas por meio do número 190 e também via internet, através da www.sds.pe.gov.br, página eletrônica da Secretaria de Defesa Social (SDS). As pessoas podem informar sobre quaisquer alterações na área ou sobre indivíduos em atitudes suspeitas, assim como local e horário em que o fato ocorre e as características dos suspeitos.
De acordo com levantamento, a Ouvidoria da SDS recebeu 181 demandas no Grande Recife através do site. Dos quais, 94 foram de solicitações de patrulhas em locais e 42 de denúncias. A população tem se manifestado positivamente em 57% dos contatos realizados.
A Patrulha do Bairro atua com 127 viaturas nas cidades do Recife, Olinda e Jaboatão, as quais concentram o maior número de carros lançados na RMR. Outras 25 estão distribuídas nos bairros das cidades de Camaragibe, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá, São Lourenço, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Na Zona da Mata, são oito viaturas que integram o programa; no Agreste 14 e no Sertão, 16.
O Governo do Estado ainda pretende expandir as viaturas para todas as cidades pernambucanas. “Faremos uma avaliação do programa no início do próximo ano, onde será discutida a necessidade de ampliação no número das patrulhas”, explicou o secretário da SDS, Wilson Damázio.
O programa relançado foi criado inicialmente no ano de 1985, contando na época com 100 Kombis, com dois patrulheiros e um motorista, que atuavam em 14 municípios da Região Metropolitana do Recife.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário