Patrulha do Bairro reduz roubos

A Patrulha do Bairro, novo aliado do Pacto pela Vida no combate à violência no Estado, surtiu nos últimos três meses (setembro, outubro e novembro) uma redução de 25% na taxa de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP). Ou seja, o número de roubo, extorsão mediante sequestro e roubo com restrição da liberdade da vítima – sequestro relâmpago; diminuíram com a presença de policiais realizando rondas nos bairros, em dupla, em viaturas dos tipos Tucson e SpaceFox. Assim, apoiando o policiamento ordinário.

Nos três últimos meses, mais de 26 mil atendimentos foram realizados na Capital e Região Metropolitana do Recife (RMR). As informações dos registros concretizados, dão conta da realização de 423 procedimentos como Auto de Prisão em Flagrante e Termos Circunstanciados de Ocorrência, apreensão de 62 armas de fogo, 843 pedras de crack e cerca de 723 papelotes de maconha.

“Estes números valem para todo o Estado, mas vale destacar que 90% dos veículos policiais atuam na Capital e Região Metropolitana do Recife”, explica o coordenador geral do programa tenente-coronel, Josué Limeira. Ele ainda acrescenta que o sucesso do programa é motivado pela sinergia com a população. “É a comunidade que entra em contato e nos passa informações relevantes. Os moradores indicam especificamente onde estão havendo infrações e isto contribui”, afirma.

A população pode acionar as patrulhas por meio do número 190 e também via internet, através da www.sds.pe.gov.br, página eletrônica da Secretaria de Defesa Social (SDS). As pessoas podem informar sobre quaisquer alterações na área ou sobre indivíduos em atitudes suspeitas, assim como local e horário em que o fato ocorre e as características dos suspeitos.

De acordo com levantamento, a Ouvidoria da SDS recebeu 181 demandas no Grande Recife através do site. Dos quais, 94 foram de solicitações de patrulhas em locais e 42 de denúncias. A população tem se manifestado positivamente em 57% dos contatos realizados.

A Patrulha do Bairro atua com 127 viaturas nas cidades do Recife, Olinda e Jaboatão, as quais concentram o maior número de carros lançados na RMR. Outras 25 estão distribuídas nos bairros das cidades de Camaragibe, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá, São Lourenço, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Na Zona da Mata, são oito viaturas que integram o programa; no Agreste 14 e no Sertão, 16.

O Governo do Estado ainda pretende expandir as viaturas para todas as cidades pernambucanas. “Faremos uma avaliação do programa no início do próximo ano, onde será discutida a necessidade de ampliação no número das patrulhas”, explicou o secretário da SDS, Wilson Damázio.

O programa relançado foi criado inicialmente no ano de 1985, contando na época com 100 Kombis, com dois patrulheiros e um motorista, que atuavam em 14 municípios da Região Metropolitana do Recife.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.