Pernambucano que representou o Estado no revezamento vive dias de fama no Recife

Desde que chegou de Liverpool, na Inglaterra, onde representou Pernambuco no revezamento da tocha olímpica, na última sexta-feira, Marcos André França da Silva, mais conhecido como Marquinhos, ainda não teve um só minuto de descanso. Foram centenas de fotos tiradas, autógrafos distribuídos e várias histórias para contar. Da breve passagem pela Terra dos Beatles, só ficarão guardadas ótimas recordações e a sensação de um sonho realizado: levar o nome da comunidade de Chão de Estrelas do Recife para o mundo.  “É uma honra muito grande podermos valorizar mais o nosso estado, as nossas raízes”, explica.

Apesar do batalhão de câmeras que o cercava, momentos antes de carregar a tocha, a ficha demorou a cair. “Só caiu quando vi aquela imensidão de gente, e que ali estava um pernambucano representando o Estado. Foi bastante gratificante e até hoje isso me vem mente e me emociona bastante, por conta de tanto apoio”, relembra Marquinhos, de 28 anos, que é instrutor e ex-aluno do Projeto Coletivo no Centro de Organização Comunitária de Chão de Estrelas, no Recife, onde a Coca-Cola capacita jovens.

Mesmo com o condicionamento físico não estando em dia, Marquinhos conta que correria quantos quilômetros fossem necessários com a tocha. Porém, antes de segurar o objeto, o pensamento não era bem esse. “Um dia antes do revezamento, pensei que era muito longo e que não ia aguentar o percurso, principalmente pelo meu porte físico. Mas, quando cheguei lá e me passaram a tocha, aí eu não me aguentei. Queria correr 2 km”. Logo depois, o nervosismo se transformou em alegria. “Até pude frevar em homenagem a Pernambuco. Deu para fazer umas tesouras”, brinca.

Sobre o assédio dos moradores, recebido após a chegada no Recife, desde a madrugada do último domingo, quando retornou à capital pernambucana, ele conta que ficou surpreendido.  “Esses dias foram um tanto conturbados. Muitas pessoas querendo tirar foto e saber como é a tocha olímpica. É uma honra trazer para Pernambuco algo tão simbólico. A comunidade tem valorizado muito isso. A tocha é da comunidade e fez com que Chão de Estrelas pudesse aparecer é uma gratificação muito grande”. A tocha ficará exposta no Centro Comunitário para que os moradores conheçam o objeto. Ao todo, foram fabricadas 10 mil réplicas iguais a que Marquinhos carregou, sendo que 2 mil serão leiloadas.

Junto com o pernambucano, representaram o Brasil Rene Silva dos Santos, Eduarda Cristina Hubner Cavalcante e Sebastião Carlos dos Santos (Tião), que é presidente da Associação dos Catadores do lixão de Gramacho. Ele ficou conhecido após participação no documentário “Waste Land”. Cada participante correu 300 metros com a tocha. Marcos disse que fez o percurso em cerca de 5 minutos.

Fonte: FolhaPE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.