Pernambuco apresenta queda no número de estrangeiros que chegam ao Porto do Recife
Pernambuco é o oitavo estado do Brasil que mais recebe turistas do exterior. Os dados foram divulgados, na última semana, pelo Ministério do Turismo e o estado continua na mesma posição que em 2010. No entanto, os números diminuíram: enquanto que em 2010 Pernambuco recebeu 85.336 pessoas, em 2011 os que chegaram configuraram um total de 79.835 turistas. A principal via de acesso ao Estado continua sendo através dos aeroportos, mas o relatório apresenta um dado que chama atenção: enquanto que em 2010, 23.444 pessoas entraram em Pernambuco por vias marítimas, em 2011 o número caiu para 16.483 – uma queda de 30%.
Os dados que dizem respeito ao mar apresentaram importantes variações nos dois últimos anos. Enquanto que nos estados do Nordeste os números caíram, na região Sul houve um aumento importante com grande destaque para Santa Catarina, que em 2010 recebeu 1.788 pessoas e em 2011 teve impressionantes 22.502 turistas estrangeiros chegando através do mar. No entanto, é preciso avaliar com cuidado esses números já que, na contabilização de dados das vias marítimas, temos algumas condicionantes: “No caso de cruzeiros, os turistas fazem o procedimento migratório na primeira ‘parada’ e não são contados novamente nos registros da Polícia Federal nas paradas seguintes”, explica o Ministério do Turismo.

Os números positivos em Santa Catarina já eram esperados e vinham sendo planejados desde 2003, é o que explica Valdir Walendowsky, presidente da Santa Catarina Turismo S/A (Santur): “Nós trabalhamos com planos de marketing específicos em lugares emissivos de destaque e, além disso, aumentamos as estruturas receptivas – o que faz com que as companhias marítimas comecem a operar com maior frequência tendo Santa Catarina como destino”, justifica. O estado tem planos específicos para três grupos de países: na América do Sul o foco é: Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Bolívia e Colômbia. Na Europa, Portugal, Espanha, Itália e Alemanha e, por último, mas não menos importante, Estados Unidos e Canadá. A proximidade geográfica, sobretudo com os países do sul do continente é ponto de vantagem na hora da escolha de Santa Catarina como destino.
LEIA MAIS:
» Bahia é o estado com mais desembarques internacionais em aeroportos no Nordeste
» Quase três milhões de turistas passaram pelo Ceará em 2011
» Paraíba fica com fina parcela do fluxo turístico internacional em 2011
Quanto à queda de 30% registrada em Pernambuco de turistas estrangeiros que chegaram pelo mar, Sandra Luck, diretora da agência Luck Viagens diz que os números não foram sentidos pela empresa: “Quando recebemos cruzeiros, fazemos apenas o procedimento receptivo que consiste em propor pacotes e cuidar de passeios. Dependendo do tamanho do navio, operamos com 20 a 40 ônibus para o transporte de pessoas”. A empresa não fica sabendo o quantitativo de pessoas que chegam na embarcação: “Sabemos apenas quantos compraram os pacotes e não sentimos nenhuma queda”. De acordo com a gerente, Recife é importante ponto na rota de navios internacionais: costuma ser o primeiro ponto de parada de navios que vêm da Europa e o último quando eles seguem de volta para o velho continente. A temporada dos cruzeiros internacionais acompanha a rota do sol e atualmente o período é de baixa temporada no Brasil. O movimento volta a ficar intenso em novembro e segue até março.
Se, por um lado, a entrada de turistas estrangeiros caiu em Pernambuco, de acordo com dados divulgados pelo Porto do Recife, os números gerais de passageiros que chegaram ao Estado subiu: na temporada 2010/2011, 86.200 pessoas embarcaram, desembarcaram ou estiveram em trânsito no porto do Recife. Já na temporada 2011/2012, o número de visitantes subiu para 89.600 turistas, o que representa um aumento de cerca de 4%. A quantidade de navios trazendo passageiros também aumentou: de 25 para 29 embarcações. A receita gerada com as atracações dos navios de passageiros foi em torno de R$ 1.590.000 milhão.
FOCO NO EXTERIOR – De acordo com o Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, o Estado tem tentado atrair turistas estrangeiros através da participação em grandes eventos, exposições e workshops: “Foi pensando nisso que, em 2011, participamos pela primeira vez do Brazilian Day – a grande festa brasileira que acontece nos Estados Unidos. Além disso, levar o enredo pernambucano com Luiz Gonzaga ao Carnaval do Rio de Janeiro e vencer foi muito importante para chamar atenção do mundo para a cultura do Estado”. Muitas expectativas também estão sendo colocadas na Copa do Mundo, evento que servirá como importante vitrine do País: “O grande enfoque será o pós-copa. Em 2011, um ano após o evento na África do Sul, o país registrou um aumento de 26% no número de turistas, a gente espera que, no Brasil, esses dados sejam ainda maiores”.
Fonte: Ne10

Fonte: NE10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário