Pernambuco entra no combate à tuberculose

A Secretaria Estadual de Saúde programa para esta segunda-feira (26), das 8h às 12h, no Terminal Integrado de Passageiros da Macaxeira, uma mobilização para conscientização da população do combate a tuberculose. Os técnicos do órgão, arte-educadores e universitários estarão circulando pelo espaço para realizações de atividades lúdicas que abordem os sintomas da tuberculose. A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

Por ano, mais de 4,1 mil pessoas são acometidas pela tuberculose em Pernambuco. Pouco mais da metade dos casos são confirmados nas cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista, todas na Região Metropolitana (RMR). De acordo com a coordenadora do Programa de Tuberculose da SES, Laíze Brilhante, a população ainda é desinformada sobre os sintomas da doença e, por isso, a detecção da patologia não ocorre.

Segundo Laíze, o principal sinal de alerta da tuberculose é a tosse persistente por mais de três semanas consecutivas. Caso isso ocorra, o indicado é o indivíduo procurar imediatamente um posto de saúde para fazer o baciloscopia, ou exame de escarro.

O tratamento tem a duração de 6 a 12 meses e não deve ser interrompido. A partir do 15º dia de tratamento, já não há mais risco de contágio. Durante a semana, no Estado, além da mobilização no terminal de passageiros, haverá distribuição de informativos no Hospital da Restauração (HR) e no Hospital Geral de Areias (HGA). Nesse último, ainda serão realizadas palestras durante toda a semana.

Sobre a Tuberculose
Doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta, principalmente, os pulmões, a tuberculose tem transmissão direta, de pessoa para pessoa, mas somente 5% a 10% dos infectados pelo Bacilo de Koch adquirem a doença. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração, eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão).

Dados – No Brasil, Pernambuco é o 3º estado, atrás de Rio de Janeiro (1º) e Amazonas (2º), com a maior incidência da doença: 47 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. No número de mortes, fica no 2º lugar do ranking – em 2010 foram 149, enquanto em 2011, 42* (dado sujeito a alteração). Quando os dados comparam as capitais brasileiras, Recife fica no segundo lugar na incidência de casos, com 97,2 casos por 100 mil habitantes, atrás de Porto Alegre.

Principais sintomas
– Tosse por mais de três semanas;
– Cansaço;
– Dor no peito;
– Suor frio durante o sono;
– Emagrecimento rápido;
– Febre baixa;

Como se pega?
– A tuberculose é transmitida por meio da tosse ou do espirro de pessoas doentes e o risco de contágio aumenta em lugares com pouca ventilação e com aglomerado de pessoas.

Diagnóstico
– Exame clínico ou exame do escarro, ambos feitos nas unidades básicas de saúde.

Tratamento
– Gratuito, com duração de 6 a 12 meses.

Dicas
– Não abandonar o tratamento e visitar regularmente a unidade de saúde para o acompanhamento da doença.

Existe mais de um tipo de tuberculose?
– A doença é mais comum no pulmão, mas pode atingir outras parte do corpo, como ossos, rins, olhos, meninges, pele.

Fonte: FOLHA-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.