Pernambuco ganha pela primeira vez Olimpíada Brasileira de Robótica

Os estudantes Lucas Cavalcanti, 17 anos, e Gabriel Alves, 16 anos, passaram as férias de junho e julho deste ano na escola, e foi por opção própria. Queriam aproveitar a folga para aperfeiçoar um robô. Foram horas e horas perdidas de sono e diversão, quebrando a cabeça para desenvolver mais de mil linhas de programação, entre comandos, cálculos e funções. Buscando conhecimento que só aprenderiam em uma universidade. Em troca de todo esse esforço, ganharam a Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada no fim de semana passado, dias 20 e 21, em Fortaleza, no Ceará.

Em seis edições da Olimpíada, foi a primeira vez que Pernambuco levou o primeiro lugar. Agora, essa dupla vai disputar entre os melhores de vários países, no Robocup Junior Mundial 2013, na Holanda. “Eu brincava que computador não combina com praia, que ia ter que inventar um computador para me comunicar com os amigos, mas valeu a pena, essa é nossa diversão”, disse Lucas Cavalcanti.

Os dois estudam no Colégio Santa Emília, em Olinda, que tem um grupo de robótica chamado Positronics, cujo mentor é o professor Paulo Marcelo Pontes. Os alunos foram selecionados na etapa estadual da competição. O robô foi construído com um kit de robótica da Lego e uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, projetada com um microcontrolador, chamado Arduíno. O dispositivo ainda conta com 16 sensores, sete motores e duas baterias.

O robô foi programado para resgatar uma vítima, representada por uma lata, em uma arena cheia de obstáculos. Essa era a missão que todas as equipes tinham que executar. Dos 150 grupos inscritos, os pernambucanos foram os melhores do torneio, no Nível 2, no qual concorreram. “O que [empresas] podem aproveitar desse robô é a parte da construção e programação, ou seja, as ideias que tivemos para resolver os problemas que apareceram”, explicou Gabriel Alves.

Para montar um robô como este, os jovens tiveram que colocar em prática conhecimentos de física, matemática, raciocínio lógico, programação, química, informática, eletrônica, entre outros. “É impressionante o nível deles para alunos do ensino médio. Hoje, no Brasil, as escolas ainda não valorizam o ensino da robótica, que demanda investimento, e disperdiçam talentos”, falou.

O desafio do resgate será o mesmo no Mundial de 2013. Até lá, os dois vão procurar novas tecnologias para melhorar o desempenho do robô. Assim, a “aposentadoria” de Lucas foi prorrogada. É que ele está no terceiro ano, vai tentar engenharia da computação neste vestibular. Mas vai continuar representando a escola na competição.

Lucas, inclusive, dá aulas de robótica em um curso livre no contraturno do colégio. Recebe até salário. “Mas gasto boa parte comprando coisas para o robô”, falou. A falta de patrocínio para manter o projeto ainda é um problema. Realidade recorrente em várias escolas do estado. Por conta desse pouco interesse no Brasil, ele quer continuar os estudos nos Estados Unidos. Já Gabriel está no segundo ano. Sonha em conquistar uma vaga no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Além da Olimpíada Brasileira de Robótica, alunos do Colégio Santa Emília também conquistaram o segundo lugar nas categorias RoboCup Junior Dance, nível 2, e Robocup Soccer, nível 1; o quarto lugar no Robocup Junior Dance, nível 1; e ainda foram Medalha de Mérito Internacional da Olimpíada Brasileira de Robótica. Além da equipe campeã, as duas equipes que disputaram nas categorias RoboCup Junior Dance e Robocup Soccer também devem representar o Brasil no Mundial.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.