Pernambuco habilitado para implementação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e Sobre Drogas

Foi dado mais um passo importante para implementar o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp), da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ). Está aberto, até o dia 15 deste mês, processo de habilitação de propostas para aprimorar os sistemas de informações em segurança pública em oito estados. Podem participar Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rondônia e Sergipe, que foram selecionados pelo índice de alimentação e pela consistência das informações que já passam ao Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal, e também pela taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes. Os demais estados terão prioridade na próxima vez que o processo for aberto.
Os sistemas de informação escolhidos pelos estados farão interface direta com o Sinesp no Ministério da Justiça através de uma plataforma única para planejar ações de segurança pública. De acordo com o Ministério da Justiça, o Sinesp é um dos maiores legados para a política pública do país e esse edital é um importante passo para a implementação.
As propostas devem ter valores entre R$ 600 mil e R$ 2,3  milhões. Cada estado selecionado poderá apresentar uma única proposta que contemple as metas previstas de forma articulada e integrada entre os órgãos de segurança. Será exigida uma contrapartida financeira dos Estados e do DF equivalente ao mínimo de 1% do valor global para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 2% (dois por cento) para as regiões Sul e Sudeste, do valor do repasse.
O processo de habilitação será realizado por meio do cadastro das propostas no Sistema de Gestão de Convênios e Contrato de Repasses (Siconv), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na modalidade convênio. As propostas deverão ser apresentadas pelas Secretarias Estaduais e Distrital de Segurança Pública ou órgãos equivalentes. Os projetos serão desenvolvidos em parceria entre o governo federal e os governos estaduais e do DF com o objetivo de promover a organização e a qualificação das informações necessárias à elaboração de políticas públicas referentes à segurança pública.
Essas ações são apoiadas com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e foram instituídas pela Portaria nº 71, de 1º/11/2012, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U), desta segunda-feira (5/11).
Sinesp – O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp) foi criado pela Lei 12.681, de 4/7/2012, com a finalidade de armazenar, tratar e integrar dados e informações para auxiliar na formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas com segurança pública; sistema prisional e execução penal; e enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas. O sistema prevê a integração e a garantia de interoperabilidade das redes e sistemas de dados e informações de segurança pública em todo país.
A lei que instituiu o Sinesp também prevê a possibilidade de Estados e o Distrito Federal receberem da União apoio para infraestrutura tecnológica e fomento de sistemas locais, que são indispensáveis para o funcionamento do Sinesp. Estão previstas ainda inúmeras ações voltadas para os órgãos estaduais de segurança pública para subsidiar diagnósticos sobre a criminalidade e embasar a formulação e avaliação de políticas pública e acesso das informações ao cidadão.
Atualmente, um colegiado com os secretários de Segurança Pública ou órgãos equivalentes, com apoio da Senasp/MJ, atua num grupo de trabalho para normatizar e padronizar os registros criminais e demais dados na área de segurança.
Fonte: Diario de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.