Pernambuco registrou 1.776 mortes por motivos banais no ano de 2011
No ano de 2011, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), Pernambuco contabilizou 3.506 crimes de assassinato. Desse elevado total, um levantamento do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) apontou que 1.776 mortes, ou 50,66% dos crimes no estado, aconteceram por motivos banais. Dentre as motivações fúteis foram listados os casos de briga, ciúme, conflito entre vizinhos, desavença, discussão, violência doméstica e desentendimentos no trânsito. Mortes que poderiam ser evitadas com um pouco de paciência e diálogo. Pensando nisso, o CNMP resolveu lançar a campanha Conte até 10. Paz. Essa É a Atitude. Veja os detalhes abaixo na matéria da Agência Brasil.
Enquanto isso, seguimos assistindo a crimes cada vez mais banais. E se continuarmos na mesma pisada, poderemos não ter bons resultados para este ano também. Ainda de acordo com os dados da SDS, até o mês de setembro, Pernambuco já teve 2.492 crimes de homicídios. Já em 2010, o estado perdeu 3.508 vidas para a violência. Enquanto a escalada da violência segue crescendo rapidamente, o governo do estado vem tentando ganhar a briga com o Pacto pela Vida, que está desenvolvendo diversas ações para conter a criminalidade. Esperamos que a SDS ganhe essa queda de braço e que a sociedade seja a principal beneficiada.
Fonte: Blog Segurança Pública
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
deputado,enquanto o governo não mudar a política de combate a violência, a pisada vai ser dessa a pior.A motivação do crescimento alarmante da violência está: as fragilidades das leis que ainda persiste em nosso velho e arcaico código penal,e os quais infelizmente serve de estímulo a impunidade, um combate radical as drogas é esse o vírus contagioso que vem devassando com a nossa sociedade e a população jovem e quem está se dizimando.Se o governo combater com essas medidas com certeza irá baixar a taxa de criminalidade. a impunidade e as drogas caminham lado a lado pra o aumento da violência.