Pernambuco sedia Fórum de Internet no Brasil
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Segue até a próxima quinta-feira (05) o II Fórum de Internet no Brasil, que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon). O evento irá discutir os desafios do serviço no Brasil. Na noite desta terça-feira (03), uma solenidade marcou o início das atividades do evento promovido pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br). Nesta quarta-feira (04) e quinta-feira (05) acontecem as plenárias.
Na ocasião, o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT) e coordenador do CGI.br, Virgílio Almeida, destacou a necessidade de se discutir a importância da internet para além das questões tecnológicas. “Estamos falando em algo maior, que ajuda a construir o cyberspaço. Algo que envolve os Direitos Humanos, a liberdade de expressão e a privacidade de informações”, disse.
O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Marcelino Granja, destacou que trazer essa pauta para o Estado já é um ganho como importante instrumento de informação. “Cabe ao Estado acompanhar esse tipo de discussão”, pontuou Granja. A expectativa da organização do evento é reunir ao longo dos próximos dois dias cerca de 1,6 mil pessoas de vários estados. “O grande objetivo desse evento é, justamente, reunir reflexões diferenciadas sobre o assunto. A ideia é, nesses próximos dias, as pessoas utilizem esse espaço para expor seus pensamentos e, assim, identificarmos os consensos e descensos da temática”, explicou o secretário executivo do CGI.br, Carlinhos Cecconi.
Para o integrante do Partido Pirata, Paulo Rená, de 29 anos, que veio de Brasília para participar do evento, o Fórum é uma oportunidade de tornar físicos os debates que já acontecem na rede. “Quem entende, reconhece que nada substituiu a discussão presencial, mesmo que já haja a iniciativa online. Esperamos que essa oportunidade seja tão democrática quanto as que acontecem na internet”, comentou.
PROTESTO
A abertura da segunda edição do Fórum de Internet no Brasil também foi marcada por um protesto. Representantes do grupo Intervozes aproveitaram a oportunidade para questionar porque só as reuniões extraordinárias do CGI.br eram transmitidas, pedindo por mais transparência. Segundo o Carlinhos Cecconi, não se trata de uma decisão fechada e esse tema provavelmente será debatido ao longo do Fórum.
Fonte: FolhaPe
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário