Pernambuco vacina cães e gatos neste sábado
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Cães e gatos de todo o Estado terão um dia especial para vacinação – neste sábado (1º), a secretaria estadual de Saúde (SES) promove a Campanha Nacional de Vacinação Contra Raiva Canina e Felina. Espera-se imunizar mais de 1,2 milhões de animais, sendo 875.450 cães e 376 mil gatos, com idades a partir dos três meses de vida. Serão 7.350 postos de vacinação em todo o Estado.
“Os registros de raiva canina e felina estão caindo em Pernambuco. Mesmo assim, esperamos que todos que tenham cães e gatos em casa os vacine, para que possamos continuar com a situação estabilizada”, afirma o gerente de Prevenção e Controle de Zoonoses da SES, Francisco Duarte.
Pernambuco registrou o último caso de raiva humana em Pernambuco em 2008, no município de Floresta, quando a transmissão se deu através de um morcego. A vacinação desses animais se faz necessária para evitar qualquer caso de raiva humana, já que a enfermidade é uma doença 100% letal e a transmissão acontece de forma rápida, por meio da mordida, arranhão e lambedura do mamífero infectado.
No Recife, a imunização vai ocorrer em postos volantes, das 8h às 17h. Confira a lista dos pontos de vacinação no link. Em Jaboatão dos Guararapes, são 260 postos volantes, distribuídos em escolas, praças, associações de moradores e unidades de saúde. Os locais de vacinação vão funcionar das 8h às 17h. Para consultar os pontos de vacina, o interessado deve ligar nos telefones (81) 3379-5784 / 3379.5683. Em Olinda, a imunização será realizada em todos os postos de saúde e policlínicas, além do Centro de Vigilância Ambiental, que fica na PE-15.
EM CASO DE ATAQUE – Caso seja agredido por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão e procurar com urgência o posto de saúde mais próximo, para tratamento. Cães raivosos apresentam sintomas como agressividade (ataque a pessoas e objetos) ou tristeza (procura de lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente.
Fonte: NE10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário