Pesquisa: Lagoa Grande e Afrânio têm administração mais bem avaliada que Petrolina

Divulgado nesse final de semana, o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF) apontou que Petrolina aparece entre os 65% municípios do Nordeste que não gerem bem as receitas e que têm inchaço da máquina pública, o que impede  os investimentos na cidade.

A pesquisa tem como base o ano de 2010.

O Firjan é uma ferramenta que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, por meio de indicadores que possibilitem o aperfeiçoamento das decisões quanto à alocação dos recursos públicos, bem como maior controle social da gestão fiscal dos municípios.
Composto por cinco indicadores: Receita Própria, Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida, o índice tem como base de dados as estatísticas oficiais disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional, constituídas por informações orçamentárias e patrimoniais prestadas pelos próprios municípios.

A leitura dos resultados, por indicador ou do índice geral, é bastante simples: a pontuação varia entre 0  e 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação.

Conceito A (Gestão de Excelência): resultados superiores a 0,8 pontos.
Conceito B (Boa Gestão): resultados compreendidos entre 0,60,8 pontos.
Conceito C (Gestão em Dificuldade): resultados compreendidos entre 0,4 e 0,6 pontos.
Conceito D (Gestão Crítica): resultados inferiores a 0,4 pontos.

Petrolina

Petrolina apareceu, na pesquisa, como uma administração em dificuldade na gestão fiscal.

Pelo gráfico, a administração de Petrolina perde em qualidade para municípios como Afrânio e Lagoa Grande, que tiveram o índice geral maior, apesar de a receita própria de Petrolina ser duas vezes mais  que a dos  dois municípios.

Isso é um exemplo de que ter maior   geração de receitas próprias não é garantia de uma boa gestão fiscal.

Os índices de Petrolina mostram que o governo gasta quase tudo que tem com inchaço da máquina pública.

O número do funcionalismo público excede o  valor que o município pode gastar.

Além disso, aponta que os investimentos no município são críticos  e não atingem 50% do índice geral.

Petrolina, de acordo com os gráficos, terminou  o ano de 2010 com  alto valor de  restos a pagar, com os custos da dívida administrativa altos  e com poucos  recursos em caixa para cumprir os compromissos.

Os melhores índices de pernambuco

As melhores gestões fiscais de Pernambuco ficaram com Custódia, Granito , Salgueiro, Recife e vertentes.

A capital do Estado, no entanto, perdeu em qualidade  de gestão fiscal para três cidades do interior.

O pior índice de Pernambuco

Paudalho  é o município pernambuco com pior índice de gestão. Sem indústrias e com a economia movimentada pelo comércio e programas sociais, a cidade obteve a pior nota do Índice Firjan deGestão Fiscal no estado — 0,1320.

Esse exemplo mostra o quanto a dependência que a população tem de empregos da prefeitura impede que investimentos aconteçam. Só não se pode aceitar isso em cidades como petrolina, onde indústria, produção agrícola e comércio dão o tom da economia.

Fonte: Blog do Jornal Folha do São Francisco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.