Pesquisa revela que secretários de educação do NE não conhecem os programas do MEC
Pesquisa realizada pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), divulgada nesta segunda-feira (04), revelou que uma parcela dos secretários de educação dos noves estados do Nordeste não conhece os programas oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Os dados foram divulgados durante o seminário “Qualidade Social da Educação Básica – O Plano de Ações Articuladas no Nordeste”, que acontece até esta terça-feira (05), no Recife Praia Hotel, bairro do Pina, Zona Sul do Recife.
O foco da análise empreendida está nas unidades de ensino que apresentaram deficit de desempenho de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O estudo percorreu 264 cidades do interior nordestino, sendo 22 pernambucanas, consideradas de pequeno porte, isto é, com uma população estimada em 10 mil habitantes. Entre os números revelados estão que 10% dos gestores não souberam responder se o município recebe recursos do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNTE), quando, na prática, todos recebem; 25% conhecem a Rede de Formação Continuada de Professores da Educação Básica; 36% das escolas não possuem um projeto político pedagógico e 95% destas mesmas unidades preparam os alunos para Prova Brasil.
Segundo a coordenadora da pesquisa, a socióloga e pesquisadora da Coordenação Geral de Estudos Educacionais (CGEE), da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundaj, Cibele Rodrigues, 76% dos pais dos alunos são beneficiários do programa social Bolsa-Família e só estudaram entre cinco e seis anos. “Isso significa que é preciso maiores investimentos em educação integral”, disse. O resultado da pesquisa servirá para Ministério da Educação (MEC) como fonte para repensar ou readequar as políticas públicas educacionais para estas localidades.
“Estamos num momento estratégico com propostas claras e sólidas para construir uma educação de qualidade”, pontuou a diretora da Secretaria de Educação Básica do Mec, Maria Luiza Aléssio. A gestão democrática, democratização do acesso à escola e práticas pedagógicas foram as dimensões utilizadas na análise dos dados. A coleta de dados foi feita através da aplicação de questionários para 264 secretários de educação, 187 conselheiros municipais de educação, 722 diretores, 1420 professores, 2886 pais e 2873 alunos
“Os dados da pesquisa permitiram perceber o grau de conhecimento, ou, de desconhecimento, de conselheiros e gestores escolares a respeito do conteúdo das políticas e dos programas oferecidos pelo Ministério e a respeito da execução e do estado atual dessas políticas e programas no município”, concluiu Cibele Rodrigues.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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