Petroleira HRT anuncia descoberta de gás no AM; ações sobem

A petrolífera brasileira HRT anunciou nesta quinta-feira ter feito uma descoberta de gás no campo de Juruá, na bacia do Solimões, região amazônica do país.

A empresa concluiu o teste de formação no poço 1-HRT-8-AM, no município de Tefé, distante a 575 quilômetros de Manaus. A petrolífera já havia descoberto gás em outros dois poços do campo de Juruá, (no 1-HRT-5-AM e 1-HRT-2-AM).

“Esta descoberta constitui mais um passo importante na avaliação do potencial gaseífero do pólo de Tefé, na bacia do Solimões”, comentou Milton Franke, diretor presidente da HRT O&G, em nota.

De acordo com dados oficiais da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a bacia do Solimões detém a segunda maior reserva de gás do Brasil e a quarta maior produção brasileira de óleo e gás, com cerca de 109 mil barris de óleo equivalente por dia.

A descoberta animou os investidores e as ações da HRT dispararam na bolsa. Às 14h05 os papéis da empresa subiam 6 por cento, enquanto o Ibovespa operava em alta de 1,2 por cento –a HRT não integra o índice.

O prospecto apontou capacidade para armazenar entre 4,9 bilhões e 8,2 bilhões de metros cúbicos de gás recuperáveis, segundo a companhia. O potencial de vazão é de até 1,5 milhão de metros cúbicos (53 milhões de pés cúbicos) de gás natural por dia quando atingir sua fase de desenvolvimento, uma grande quantidade de gás.

O poço 1-HRT-5, na mesma região, cujo teste de fornação foi concluído em abril, indicou um potencial de vazão de 2 milhões de metros cúbicos (70,7 milhões de pés cúbicos) de gás natural por dia quando atingir sua fase de desenvolvimento.

A HRT O&G é detentora de 55 por cento de 21 blocos na bacia do Solimões, em parceria com a TNK-Brasil, subsidiária da terceira maior petrolífera russa, TNK-BP.

O poço 1-HRT-8-AM, assim como outras descobertas nesta subregião da bacia, deverá fazer parte de plano de avaliação a ser submetido à ANP.

MONETIZAÇÃO

A HRT já perfurou nove poços na bacia do Solimões, mas anunciou que reduzirá trabalhos de perfuração no Amazonas, uma atividade custosa e cujo gás encontrado ainda não está gerando receita para a companhia.

O presidente da holding HRT, Marcio Mello, já disse recentemente que negocia com empresas de energia e com petroquímicas a venda do gás da bacia do Solimões, mas é preciso que se tenha a infraestrutura necessária para escoar a commodity.

O Banco do Brasil, em relatório assinado pelo analista Nataniel Cezimbra sobre os resultados da petrolífera, afirmou que “a indefinição quanto à monetização do gás ainda gera incertezas sobre o retorno financeiro da operação na bacia do Solimões pela HRT.”

A meta da empresa é ter definida uma estratégia para monetização do gás natural da Bacia do Solimões até o fim de 2013.

Dessa forma, executivos da HRT e da sua sócia anglo-russa TNK-BP reavaliaram a bacia do Solimões e decidiram diminuir temporariamente o número de sondas de exploração em operação de quatro para duas.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.