Petrolina está sem ambulâncias do Samu nas ruas
Petrolina amanheceu sem nenhuma ambulância do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) nas ruas. Em contato com o Blog, um vereador eleito da cidade informou que ele próprio tem se responsabilizado pelo transporte de pacientes no distrito de Rajada, na zona rural, porque não há ambulâncias sociais do Samu para realizar o trabalho.
Apesar do desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Humberto Costa de Vasconcelos Júnior, ter determinado o restabelecimento de todas as ambulâncias do Samu, incluindo a Unidade de Serviço Avançado (USA), conhecida também como UTI Móvel, a Prefeitura de Petrolina preferiu destinar R$ 10 mil diários ao Fundo Municipal de Saúde.
Na prática, a opção do município não cumpre a decisão judicial.
E foi justamente pela prefeitura não seguir à risca o que determinou o desembargador é que o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) decidiu fazer uma intervenção ética no Samu, impedindo os médicos de trabalharem sem as devidas condições.
O Conselho Regional de Enfermagem (Coren) acompanhou o Cremepe e também baixou uma resolução para evitar que os enfermeiros e técnicos de enfermagem do Samu realizem atendimentos. Outra fonte do Blog revelou que o fornecimento de alimentos ao Samu foi cortado por falta de pagamento da prefeitura junto à empresa responsável. Agora, também não há mais água mineral.
Por várias vezes a reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura para tratar do assunto, mas não conseguiu.
Fonte: Blog do Carlos Britto
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário