Petrolina registra aumento no número de crimes de homicídio

O número de casos de homicídios intencionais em Pernambuco em 2011 foi praticamente igual ao do ano anterior, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS). A meta do Pacto pela Vida, do Governo do Estado, era uma redução de 12%. Mas o ano de 2011 terminou com 3.494 crimes violentos letais intencionais (CVLI), apenas um a menos que em 2010, de acordo com o balanço divulgado nesta terça-feira (3), na sede da SDS. Já em Petrolina, segundo o representante da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco, Horário Freire, houve aumento de casos de homicídio. Dados da PM revelam que houve um aumento considerável, saltando de 5, em 2010, para 9 homicídios praticados no mês de dezembro do ano passado.

De acordo com o relações públicas do 5º Batalhão da Polícia Militar em Petrolina, Capitão Costa, cerca de 40% dos homicídios que acontecem no município são os de proximidades, que dificultam a intervenção da polícia. “Para evitar este tipo de crime é necessário um trabalho social de prevenção e se nós tivéssemos conseguido evitar estes crimes teríamos conseguido atingir a meta estabelecida pelo Programa Pacto pela Vida”, explica acrescentando que precisam ser reavaliadas as formas de atuação para este tipo diferente de crime.

Ainda de acordo com o Capitão, apesar dos dois crimes de latrocínio ocorridos no ultimo mês do ano no município, este tipo de ocorrência não é comum em Petrolina, diferente de crimes de drogas, mais comuns na região.

Internos

No Estado de Pernambuco tem, atualmente, cerca de 25 mil presos, segundo a SDS. O secretário Wilson Damázio admite que existe de fato uma superlotação, mas acredita que a situação deva melhorar em 2012. O número de CVLI de 2011 ainda pode ser alterado até o dia 15 de janeiro, prazo que a Secretaria tem para fazer os ajustes.

Inquéritos

O número de inquéritos da Polícia Civil concluídos pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa com determinação da autoria do homicídio chama a atenção, segundo o secretário. Foram 905 casos concluídos com autor definido, contra apenas 37 sem autoria definida. Outro ponto destacado pelo secretário foi à redução do número de latrocínios, roubo seguido por morte, no Estado, que caiu de 126 em 2010, para 82. Uma redução de 35%. Desde 2006, o número de CVLI vem sendo reduzido no Estado. Ainda assim, a taxa para cada 100 mil habitantes é de 39,3 mortos.
A meta da SDS para 2012 continua sendo uma redução de 12% no número de CVLI. Para atingir essa redução, que não aconteceu no último ano, a SDS fez um cadastro com 738 procurados no Estado. Desses, 539 são homicidas.

Drogas

O balanço trouxe também dados sobre a apreensão de drogas do Estado, apresentando o número quatro vezes maior de apreensão em relação ao ano anterior. De janeiro a novembro de 2011, foram apreendidos 168,57 kg de crack, contra 85,5 kg do ano anterior; 263,55 kg de pasta base de cocaína, contra 97,88 kg; e 4.153.966 kg de maconha pronta para o consumo, enquanto em 2010 foram apreendidos 2.958.131 kg em todo o Estado.

Fonte: Grande Rio Fm

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.