Petrolina registra aumento no número de crimes de homicídio
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O número de casos de homicídios intencionais em Pernambuco em 2011 foi praticamente igual ao do ano anterior, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS). A meta do Pacto pela Vida, do Governo do Estado, era uma redução de 12%. Mas o ano de 2011 terminou com 3.494 crimes violentos letais intencionais (CVLI), apenas um a menos que em 2010, de acordo com o balanço divulgado nesta terça-feira (3), na sede da SDS. Já em Petrolina, segundo o representante da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco, Horário Freire, houve aumento de casos de homicídio. Dados da PM revelam que houve um aumento considerável, saltando de 5, em 2010, para 9 homicídios praticados no mês de dezembro do ano passado.
De acordo com o relações públicas do 5º Batalhão da Polícia Militar em Petrolina, Capitão Costa, cerca de 40% dos homicídios que acontecem no município são os de proximidades, que dificultam a intervenção da polícia. “Para evitar este tipo de crime é necessário um trabalho social de prevenção e se nós tivéssemos conseguido evitar estes crimes teríamos conseguido atingir a meta estabelecida pelo Programa Pacto pela Vida”, explica acrescentando que precisam ser reavaliadas as formas de atuação para este tipo diferente de crime.
Ainda de acordo com o Capitão, apesar dos dois crimes de latrocínio ocorridos no ultimo mês do ano no município, este tipo de ocorrência não é comum em Petrolina, diferente de crimes de drogas, mais comuns na região.
Internos
No Estado de Pernambuco tem, atualmente, cerca de 25 mil presos, segundo a SDS. O secretário Wilson Damázio admite que existe de fato uma superlotação, mas acredita que a situação deva melhorar em 2012. O número de CVLI de 2011 ainda pode ser alterado até o dia 15 de janeiro, prazo que a Secretaria tem para fazer os ajustes.
Inquéritos
O número de inquéritos da Polícia Civil concluídos pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa com determinação da autoria do homicídio chama a atenção, segundo o secretário. Foram 905 casos concluídos com autor definido, contra apenas 37 sem autoria definida. Outro ponto destacado pelo secretário foi à redução do número de latrocínios, roubo seguido por morte, no Estado, que caiu de 126 em 2010, para 82. Uma redução de 35%. Desde 2006, o número de CVLI vem sendo reduzido no Estado. Ainda assim, a taxa para cada 100 mil habitantes é de 39,3 mortos.
A meta da SDS para 2012 continua sendo uma redução de 12% no número de CVLI. Para atingir essa redução, que não aconteceu no último ano, a SDS fez um cadastro com 738 procurados no Estado. Desses, 539 são homicidas.
Drogas
O balanço trouxe também dados sobre a apreensão de drogas do Estado, apresentando o número quatro vezes maior de apreensão em relação ao ano anterior. De janeiro a novembro de 2011, foram apreendidos 168,57 kg de crack, contra 85,5 kg do ano anterior; 263,55 kg de pasta base de cocaína, contra 97,88 kg; e 4.153.966 kg de maconha pronta para o consumo, enquanto em 2010 foram apreendidos 2.958.131 kg em todo o Estado.
Fonte: Grande Rio Fm
Nenhum comentário