Petrolina se despede do “Menino do Palácio”
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Petrolina perdeu um pouco de sua história no último final de semana com a morte, aos 99 anos, de João José Nascimento. Seu corpo foi velado na Câmara de Vereadores, onde passaram diversas autoridades. O sepultamento aconteceu nesta segunda-feira (09).
João Nascimento nasceu em Riacho do Recreio, localidade rural que na época pertencia ao município de Santa Maria da Boa Vista, e veio para Petrolina quando tinha 13 anos. O menino que nasceu em 30 de janeiro de 1913 veio pra Petrolina com quatro irmãos e a mãe; o pai havia falecido.
Sem poder se dar ao luxo de estudar, afinal de contas, mesmo muito jovem era um dos responsáveis pelo sustento da família, Nascimento foi de ajudante de pedreiro a empresário pelo aprendizado prático. O ofício ligado à construção se deu na arte da marcenaria quando ainda morava no Palácio Episcopal.
O convívio com os primeiros bispos de Petrolina deixou diversos traços que marcariam João Nascimento pra sempre, dois deles foram os valores e a fé. Católico fervoroso tinha por hábito a oração diária.
Acolhido por Dom Antônio Maria Malan, João Nascimento foi testemunha de importantes passagens da história da Igreja Católica e do município de Petrolina. Da primeira grande construção da cidade, em 1929, a Catedral, mais do que testemunha, ele foi também participante, já que trabalhou na montagem dos vitrais e na montagem do relógio que foi doado por Padre Cícero Romão Batista.
Por seu conhecimento sobre a história de Petrolina e sua memória, Nascimento colaborou por diversas vezes com o Gazzeta do São Francisco, a última delas em 21 de setembro de 2011, durante as comemorações do aniversário de Petrolina.
Conheça mais sobre a vida e as memórias de João Nascimento (clique aqui)
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário