PIB da zona do euro registra queda de 0,2% no 2º trimestre
A economia da zona do euro registrou contração de 0,2% no segundo trimestre, na comparação com o trimestre anterior, anunciou, nesta terça-feira (14) a agência de estatísticas europeia Eurostat, que confirmou a recessão na Espanha, mas destacou dados melhores que o previsto de Alemanha e França.
O PIB da Espanha caiu 0,4% em relação aos três meses anteriores, quando havia recuado 0,3%, agravando a recessão do país, segundo os cálculos da agência europeia, que coincidem com as últimas estimativas do Instituto Nacional de Estatísticas espanhol.
As economias da Alemanha e França resistiram melhor do que o previsto à crise da dívida europeia. A Alemanha registrou crescimento de 0,3% no segundo trimestre e a França teve crescimento nulo, o que afasta a ameaça de recessão.
Em termos anualizados, o PIB da zona do euro caiu 0,4% no segundo trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto o do conjunto da União Europeia (UE) ficou 0,2% menor.
No segundo trimestre do ano, estavam em recessão pelo menos oito países da UE – ainda não há dados disponíveis para todos -, entre eles algumas das maiores economias do bloco, como Itália, Espanha e Reino Unido.
Dos países resgatados, estão em recessão Grécia – embora a Eurostat ainda não disponha dos dados relativos ao segundo trimestre – e Portugal, faltando conhecer os dados da Irlanda.
O mesmo acontece com o Chipre, que pediu um resgate completo à zona do euro e ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e registra quatro trimestres em terreno negativo.
A Romênia, por outro lado, conseguiu sair da recessão ao registrar um ligeiro crescimento de 0,5% entre abril e junho, frente à queda de 0,1% e 0,2% nos trimestres imediatamente anteriores.
Surpreendem os dados da Finlândia, cuja economia retrocedeu 1% entre abril e junho, após avançar 0,8% no primeiro trimestre. O mesmo aconteceu com a Bélgica, que viu seu PIB encolher 0,6%, depois de ter crescido 0,2% nos primeiros três meses do ano.
O melhor resultado foi registrado pela Suécia, com um crescimento de 1,4%, enquanto o PIB da França segue estagnado e o alemão aumentou 0,3%
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário