PIB de Pernambuco cresce 1,4% no trimestre
O desempenho do Produto Interno Bruto de Pernambuco segue numa trajetória de crescimento acima da média nacional. Enquanto a variação do PIB brasileiro cresceu apenas 0,9% no terceiro trimestre do ano (em comparação ao mesmo período de 2011), o levantamento da Agência Condepe/Fidem aponta que o Estado comemorou um saldo de 1,4%.
Os setores que puxaram o PIB para cima foram a indústria e os serviços, respectivamente com 1,5% e 1,4% de crescimento. “Mesmo num momento delicado no contexto global, temos uma indústria crescente e forte. A indústria da transformação cresce numa taxa de quase quatro pontos percentuais acima da média do Brasil e a construção civil vive o processo de implantação dos novos empreendimentos industriais do Estado”, diz o secretário de planejamento de Pernambuco, Fred Amâncio. O desempenho industrial foi ancorado principalmente na produção das empresas de material elétrico e de minerais não-metálicos.
O indicadores da economia estadual no trimestre só não alcançaram números mais positivos por conta da agropecuária, que vem sofrendo os reflexos da seca. “O contexto climático tem levado o Estado a um resultado difícil na agropecuária, em especial na pecuária de corte”, declara Rodolfo Guimarães, diretor de estudos e pesquisas socioeconômicas da Agência Condepe/Fidem. Só na pecuária houve uma redução de 19,9% na produção no período. Mesmo com as intervenções do Governo do Estado no sentido de amenizar os efeitos da seca no semiárido pernambucano, as perspectivas para 2013 ainda não são positivas para a região.
Para o balanço do ano de 2012, as perspectivas da Condepe/Fidem são de um crescimento na casa de 2,5%. Enquanto isso, as estimativas nacionais mais positivas apontam uma variação positiva do PIB nacional em 1%.
Fonte: NE10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário