Pioneiro no Norte-Nordeste na captação de pele, PE recebe doação de dois pacientes

Primeiro estado do Norte e Nordeste a realizar captação de pele para transplante, Pernambco acaba de receber uma importante contribuição. Em menos de 48 horas, familiares de dois pacientes com morte encefálica, que estavam em atendimento no Hospital da Restauração (HR), autorizaram a doação. Isso significou cerca de três mil centímetros quadrados do tecido, suficiente para atender um queimado grave. Todo o material coletado está sendo processado e passando por exames no Banco de Pele do Imip. Dentro de 40 dias, a pele poderá ser liberada para transplante.

Para a coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), Noemy Gomes, o fato dá início a um novo momento para os transplantes no Estado: “O nosso principal problema para doação de pele ainda estava na negativa familiar e no preconceito, pelo medo que as pessoas tinham de deixar seus familiares mutilados e com aspecto diferente para o velório. Mas estamos disseminando as informações e explicando aos familiares que a pele é retirada de locais que não ficam expostos. Acreditamos que com esse trabalho de comunicação, a população começará a ser mais colaborativa”, afirma .

Além da pele, os dois doadores, um adolescente de 13 anos e um homem de 39, doaram, juntos, quatro córneas, dois fígados, dois corações, dois rins e ossos. Ao todo, só no último fim de semana, foram cinco doações múltiplas de órgãos,sendo quatro no HR e uma em Petrolina.

Saiba mais sobre a doação de pele – O cirurgião plástico e responsável técnico pelo Banco de Pele do Imip, Marcelo Borges, explica que o tecido utilizado para transplante envolve a epiderme e parte da derme. Essa pele é retirada em lâminas longas e finas, com dimensões de, no mínimo, 10 cm de comprimento e 3 cm de largura. As áreas de captação no corpo são costa, parte anterior e posterior das coxas, nádegas, entre outros. No caso da morte encefálica, a retirada da pele ocorre após a captação dos outros órgãos. Quando é pós-morte, o processo deve ser feita até 12 horas após o óbito ou 24h, caso o corpo tenha sido refrigerado nas primeiras 6h.

“A pele chega ao Banco dentro de uma solução e, logo em seguida, passa por um processo que compreende três etapas, até ser encaminhada para refrigeração. Ainda é preciso aguardar a liberação da sorologia e microbiologia, que dura cerca de 40 dias. Só depois da análise dos resultados é que a pele pode ser liberada para o transplante”, ressalta o cirurgião plástico Marcelo Borges.

“Por ano, no Brasil, são entre 5 e 10 mil queimados. Por isso, realmente precisamos avançar com as ações para ampliar o número de doadores de pele”, reforça Borges. Segundo o cirurgião, no Banco de Pele do Imip, ainda são feitas pesquisas para buscar alternativas para essa área. Entre elas, está a viabilidade do uso de tecido de outras espécies (rã e tilápia), o cultivo de epitélio (parte superior da pele) do próprio queimado e membrana amniótica, considerada a mais viável. Estudos estão sendo feitos para que, posteriormente, O Sistema Nacional de Transplantes analise e autorize essa nova realidade”

Fonte: Diario de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.