Planos de saúde param no dia 25

No próximo dia 25, os usuários de planos de saúde das empresas de medicina de grupo de Pernambuco terão os atendimentos suspensos para todas as especialidades médicas. A paralisação marcará o Dia Nacional de Protesto contra as operadoras que não adotam a Classificação Brasileira Hierarquizada de Honorários Médicos (CBHPM). No Estado, 1,6 milhão de pessoas utilizam o serviço de saúde suplementar. Destes, 45% serão atingidos pela suspensão dos atendimentos.

A ação é comandada pela Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHM-PE), através do presidente, Mário Lins. “Nossa paralisação, que foi defendida na última assembleia, no dia 2, é uma forma de tentar impedir a prática abusiva da não-adoção da CBHPM como referência ética para os honorários médicos. Pela tabela vigente, aprovada em 2010, o valor da consulta deveria ser em torno de R$ 60. Entretanto, não é o que temos, visto que as empresas operam com tabela própria”, afirmou Lins.

As paralisações do dia incluem consultórios, laboratórios e clínicas médicas e de imagem. “Em casos de atendimentos de urgência e emergência, assim como os serviços de hemodiálise, hemoterapia e quimioterapia, os atendimentos não poderão ser negados em hipótese alguma”, alerta o presidente da CEHM-PE.

Serão atingidos pela mobilização os planos incluídos na Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) e do Sena Saúde. No primeiro, nove empresas estão incluídas na lista, com exceção da Viva Planos de Saúde, que negociou a adesão à CBHPM, retroativa desde 1º de abril. No segundo, todas as 14 empresas integram a lista de atendimentos suspensos.

Em relação à Unida/Gre­mes, das 139 operadoras atendidas, apenas a Geap Fundação de Segu­ridade Social terá o atendimen­to negado pelos médicos cre­denciados. Isso porque, de acor­do com Mário Lins, as outras empresas de autogestão do grupo já adotam a tabela da CBHPM. A reportagem tentou entrar em contato com a operadora, mas não obteve sucesso.

Através de nota oficial divulgada pela assessoria de Imprensa, a Agêncial Nacional de Saúde Suplementar (ANS) destacou que o atendimento à população não pode ser prejudicado. “Em relação aos atendimentos eletivos, as operadoras devem providenciar um novo agendamento das consultas, exames, internações ou quaisquer outros procedimentos com solicitação médica prévia, em tempo razoável, de forma a garantir a assistência à saúde de seus beneficiários consumidores. Os sistemas e fluxos de autorizações das operadoras devem estar programados para as necessidades de re-agendamento, bem co­mo para os casos em que os médicos ou outros prestadores, por questões individuais/par­ticulares, optem por não aderir à paralisação prevista”, reiterou o comunicado.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.