Polícia entra na casa de suspeito de matança na estreia de ‘Batman’

A polícia do Colorado informou ter conseguido entrar no apartamento e ter desarmado a armadilha feita com fios e explosivos na casa de James Holmes, suspeito de matar 12 pessoas na estreia de um filme da série “Batman”, na sexta-feira, em Denver.

A porta-voz da polícia do Colorado, Cassidee Carlson, afirmou que os dispositivos desarmados tinham como objetivo “matar qualquer um que entrasse no apartamento”. Segundo ela, há outro dispositivo perigoso. A polícia vai continuar trabalhando no local e não descarta ter que fazer uma explosão controlada para tornar o local seguro.

As autoridades isolaram cinco edifícios próximos e estabeleceram um perímetro de várias quadras para garantir o trabalho de esquadrões antibomba. Mais cedo, a policia afirmou ter encontrado explosivos “extremamente sofisticados” no apartamento do suspeito.

James Holmes – que foi preso horas após a matança – foi identificado como ex-estudante da Escola de Medicina de Denver, da Universidade do Colorado, que abandonou o curso em junho. A universidade divulgou uma foto do suspeito na tarde desta sexta-feira.

Cliqueataque começou na madrugada desta sexta-feira no Cinema Century 16, em um shopping center do bairro de Aurora, durante a estreia do filme Batman, o Cavaleiro das Trevas Ressurge. Ao menos 12 pessoas morreram e cerca de 50 ficaram feridas, 11 em estado grave. A vítima mais nova do ataque tinha 3 meses de idade.

O ataque provocou reações em várias cidades dos EUA e do mundo. Em Paris, a estreia do filme em um cinema do Champs-Elysées, foi cancelada. Em Nova York, a polícia decidiu enviar oficiais a várias sessões do filme, temendo que o ataque fosse “copiado” por outras pessoas. Em Washington, o presidente dos EUA, Barack Obama, emitiu nota dizendo estar “chocado e entristecido” com o episódio.

De acordo com a polícia de Aurora, bairro onde aconteceu a matança, Holmes se mudou para o Colorado vindo de San Diego, para a Califórnia, onde planejava obter seu diploma de pós-doutorado. A família de Holmes, que vive em San Diego, pediu à imprensa que “respeite sua privacidade e a da vizinhança”.

Em nota, a família diz: “Nossos corações estão com os envolvidos nessa tragédia e com as famílias e amigos dos envolvidos. (…) Nossa família está cooperando com as autoridades em San Diego, Califórnia, e Aurora, Colorado. Ainda estamos tentando processar essa informação, e gostaríamos que as pessoas respeitassem nossa privacidade”.

Cenas de horror

O ataque ocorreu na premiére do filme da série Batman que teve início à meia-noite, em uma sala de cinema do shopping center Aurora, no bairro de mesmo nome, em Denver.

Testemunhas dizem que o atirador – que usava roupas pretas e uma máscara – lançou uma bomba de gás antes de abrir fogo contra a multidão.

Holmes foi preso momentos após o ataque em um estacionamento perto do cinema. Ele carregava um fuzil e uma pistola. O FBI (a polícia federal americana) se juntou às investigações, mas disse não ter motivos para acreditar que se trate de um atentado terrorista.

O incidente em Denver foi o maior ataque a tiros nos EUA desde 2007, quando o estudante Seung-Hui Cho matou 32 pessoas no campus da faculdade de Virginia Tech, antes de se matar.

O cinema em Aurora fica a 32 quilômetros da escola Columbine, onde dois estudantes mataram a tiros 13 colegas em 1999.

Jornalistas e testemunhas contam que o ataque começou cerca de 30 ou 40 minutos após o início da sessão, e que muitos achavam que os tiros faziam parte do filme.

“Eles (a plateia) primeiro acharam que era parte do filme, depois, que fosse alguma espécie de brincadeira. De repente todos começaram a se jogar no chão, e a correr para fugir do cinema”, contou à BBC Brenda Stewart, da rádio americana KOA News.

Horas após o ataque, o presidente dos EUA, Barack Obama, emitiu comunicado lamentando a matança e dizendo que ele e a mulher, a primeira-dama Michelle Obama, estavam “chocados e entristecidos”. Pouco depois, em um discurso, prometeu que seu governo fará tudo que ao seu alcance para apoiar as vítimas e punir o responsável, ou responsáveis, pelo incidente.

Tanto Obama quanto o candidato presidencial republicano, Mitt Romney, cancelaram compromissos de campanha para acompanhar as investigações sobre o incidente e o trabalho de apoio às vítimas. “Haverá outros dias para tratar de política. Hoje o dia é para rezar e refletir”, disse Obama.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.