Polícia estuda mapear membros de torcidas organizadas para evitar confrontos
A Polícia Civil, o Ministério Público e a Polícia Militar estudam fazer um mapeamento das torcidas organizadas dos times de futebol de São Paulo para evitar novos confrontos no Estado. De acordo com o diretor do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa), Jorge Carlos Carrasco, o objetivo é desenvolver um mecanismo que permita monitorar a movimentação dos grupos em tempo real.
Segundo Carrasco, hoje existem bandidos infiltrados nestas organizações com o intuito de promover brigas e crimes. Questionado sobre como o mapeamento funcionaria, o diretor do DHPP disse que não poderia divulgar detalhes para não atrapalhar o trabalho da polícia.
No último domingo (25), membros da Gaviões da Fiel e da Mancha Verde se enfrentaram em uma rua da zona norte de São Paulo e duas pessoas morreram.
De acordo com a delegada do Decradi, Margareth Barreto, as brigas entre torcidas diminuíram nos estádios, mas migraram para locais distantes.
– Eles armam conflitos longe do raio do estádio para não serem autuados pelo Estatuto do Torcedor. Eles não vão aos jogos, mas saem para brigar.
Prisões
Na terça-feira (27), a delegada informou que a maioria dos presos suspeitos de participar da briga entre palmeirenses e corintianos já tinha passagem pela polícia por crimes da mesma natureza. Entre os detidos estava o irmão do jovem que morreu com um tiro na cabeça no domingo.
A polícia trabalha em busca de suspeitos foragidos para cumprir outros mandados de prisão, já expedidos pela Justiça. Segundo o diretor do DHPP, há foragidos até mesmo no Rio de Janeiro.
Para ajudar nas investigações, Carrasco informou que durante a madrugada de ontem foram apreendidos computadores da sede da Macha Verde e da Gaviões da Fiel. O objetivo é verificar o envio de mensagens combinando conflitos pelo Twitter e Facebook. O diretor ainda disse que policiais encontraram, na sede da Gaviões, RS$ 150 mil em dinheiro. O valor ficará depositado em juízo até que se prove sua origem.
O diretor do DHPP também revelou que novos confrontos entre as torcidas já estavam programados em retaliação as duas mortes que aconteceram após uma briga de domingo.
– A motivação deste crime de domingo foi em retaliação a morte do corintiano em 2011 e que teve o corpo encontrado do rio Tietê. As manifestações no Facebook [rede social] provam isso.
Proibição
Depois do confronto, a Federação Paulista de Futebol resolveu banir as torcidas Gaviões da Fiel, do Corinthians, e Mancha Alviverde, do Palmeiras, dos estádios de São Paulo até que sejam apuradas as circunstâncias da briga. A entidade baseia a sua decisão no Estatuto do Torcedor, e diz que tem por dever zelar pela disciplina nos campos de futebol.
Fonte: R7
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Ol�
Adorei este artigo, parab�ns!
Quero recomendar este artigo muito interessante: http://www.universocosmico.com.br/artigos/a-importancia-da-agua/
beijos