Polícia estuda mapear membros de torcidas organizadas para evitar confrontos

A Polícia Civil, o Ministério Público e a Polícia Militar estudam fazer um mapeamento das torcidas organizadas dos times de futebol de São Paulo para evitar novos confrontos no Estado. De acordo com o diretor do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa), Jorge Carlos Carrasco, o objetivo é desenvolver um mecanismo que permita monitorar a movimentação dos grupos em tempo real.

Segundo Carrasco, hoje existem bandidos infiltrados nestas organizações com o intuito de promover brigas e crimes. Questionado sobre como o mapeamento funcionaria, o diretor do DHPP disse que não poderia divulgar detalhes para não atrapalhar o trabalho da polícia.

No último domingo (25), membros da Gaviões da Fiel e da Mancha Verde se enfrentaram em uma rua da zona norte de São Paulo e duas pessoas morreram.

De acordo com a delegada do Decradi, Margareth Barreto, as brigas entre torcidas diminuíram nos estádios, mas migraram para locais distantes.

– Eles armam conflitos longe do raio do estádio para não serem autuados pelo Estatuto do Torcedor. Eles não vão aos jogos, mas saem para brigar.

Prisões

Na terça-feira (27), a  delegada informou que a maioria dos presos suspeitos de participar da briga entre palmeirenses e  corintianos já tinha passagem pela polícia por crimes da mesma natureza. Entre os detidos estava o irmão do jovem que morreu com um tiro na cabeça no domingo.

A polícia trabalha em busca de suspeitos foragidos para cumprir outros mandados de prisão, já expedidos pela Justiça. Segundo o diretor do DHPP, há foragidos até mesmo no Rio de Janeiro.

Para ajudar nas investigações, Carrasco informou que durante a madrugada de ontem foram apreendidos computadores da sede da Macha Verde e da Gaviões da Fiel. O objetivo é verificar o envio de mensagens combinando conflitos pelo Twitter e Facebook. O diretor ainda disse que policiais encontraram, na sede da Gaviões, RS$ 150 mil em dinheiro. O valor ficará depositado em juízo até que se prove sua origem.

O diretor do DHPP também revelou que novos confrontos entre as torcidas já estavam programados em retaliação as duas mortes que aconteceram após uma briga de domingo.

– A motivação deste crime de domingo foi em retaliação a morte do corintiano em 2011 e que teve o corpo encontrado do rio Tietê. As manifestações no Facebook [rede social] provam isso.

Proibição

Depois do confronto, a Federação Paulista de Futebol resolveu banir as torcidas Gaviões da Fiel, do Corinthians, e Mancha Alviverde, do Palmeiras, dos estádios de São Paulo até que sejam apuradas as circunstâncias da briga. A entidade baseia a sua decisão no Estatuto do Torcedor, e diz que tem por dever zelar pela disciplina nos campos de futebol.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.