Polícia, Receita e bancos alertam para aumento de crimes virtuais

Um crime virtual vem se tornando cada vez mais comum: através do envio de emails falsos da Receita Federal e de bancos, hackers conseguem informações de contribuintes e clientes. Com estes dados, vários golpes são aplicados. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os prejuízos com esse tipo de fraude eletrônica podem chegar a R$ 1.400 bilhão somente em 2012.

O biólogo e professor de ciências Carlos Alberto foi um dos alvos desses criminosos. Ele recebeu um email com o título “Receita Federal – Intimação eletrônica de débitos”. No corpo da mensagem, a linguagem técnica recomendava que o contribuinte procurasse a agência da Receita mais próxima. Diante do conjunto das informações, o professor quase acreditou que se tratasse de um email verdadeiro. No entanto, preferiu não clicar nos links apresentados na página.

Ele afirma que também recebeu emails suspeitos, que forjavam mensagens de alguns bancos, inclusive de um do qual ele não era cliente. “Na hora em que recebi o email fiquei bastante desconfiado, porque sei que não é uma prática da Receita nem dos bancos enviarem email para clientes, principalmente pedindo para colocar senha, baixar links. Então, assim que recebi, fiquei desconfiado e já descartei o email”, afirmou o biólogo.

Segundo a Febraban, todos os bancos são orientados a não enviar emails aos clientes pedindo qualquer dado cadastral. A medida busca diminuir o risco de fraudes eletrônicas.

A Polícia Civil reconhece que o número de pessoas que recebe este tipo de mensagem tem aumentado, e orienta os clientes a redobrar a atenção, para não serem vítimas dos hackers. “A orientação que a gente dá é para não abrir o link que vem relacionado a esse email, porque não é a prática dos bancos encaminhar email solicitando informações sobre os dados pessoais do cliente”, afirmou o delegado adjunto de repressão ao estelionato, Marcelo Guerra.

“O que pode acontecer é que ele pode ter seus dados captados para futuras fraudes. Ser relacionado para financiamento, empréstimo, uma gama de fraudes podem ser realizadas com os dados captados através daquele link”, complementou Guerra.

Ao mesmo tempo, o superintendente adjunto da Receita Federal no Recife, Paulo Lira, confirma que muitas pessoas estão procurando as agências da Receita, graças aos emails que intimam os contribuintes de forma eletrônica. Ele reforça: este tipo de email não é da Receita Federal.

“Tem havido um aumento na quantidade de pessoas que estão recebendo esses emails falsos. A Receita afirma que não manda email para essas pessoas. E pede, principalmente, que ela não clique naqueles links, nem instale nenhum programa contido nesses emails. A Receita Federal não costuma fazer esse tipo de comunicado ao contribuinte, se comunica através de carta, em papel, quando quer intimar o contribuinte a comparecer à Receita. Ele vai receber essa correspondência em casa, com um aviso de recebimento, que vai constatar que o documento é da Receita. A partir daí ele vai comparecer a uma unidade da Receita, munido deste documento e, aí sim, tira suas dúvidas”, complementou Paulo Lira.

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.