Policiais civis ameaçam retomar greve
Os policiais civis de Pernambuco poderão retomar a greve hoje. A informação, que poderá prejudicar novamente os trabalhos de investigações, tomada de depoimentos, entre outros serviços para a população, foi adiantada, ontem, pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), Cláudio Marinho.
De acordo com ele, a decisão será tomada às 17h, durante uma assembleia com a categoria na sede da entidade, no bairro de Santo Amaro, área Central do Recife.
Segundo o presidente, até o momento, nada evoluiu nas negociações com o Governo do Estado. “O Governo encaminhou um ofício para que os policiais suspendessem a greve para negociar.
Acatamos o que eles queriam, agora falta eles cumprirem com combinado. Ontem (segunda-feira), tivemos reunião, mas não houve nenhum avanço”, informou Cláudio Marinho. Ontem o presidente do Sinpol-PE visitou delegacias da Região Metropolitana do Recife (RMR) para convocar os policiais para o encontro de mais tarde.
A categoria reivindica correção salarial entre algumas funções, enquadramento das funções e planos de cargos e carreiras. “Reivindicamos a correção da distorção salarial que existe hoje entre o comissário de polícia e um delegado, que é de mais de 65%. O delegado em início da carreira ganha mais do que o comissário terminando a carreira. Pedimos também a evolução do plano de cargos e carreiras assim como o enquadramento dos papiloscopistas para o quadro técnico policial. Os peritos e estão inseridos no quadro de agentes”.
Se o retorno da greve realmente se confirmar, de acordo com Cláudio Marinho, mais de 70% do efetivo policial cruzarão os braços. O objetivo com o retorno do movimento grevista, segundo o presidente, será só um. “Estamos esperando uma contraproposta do Governo do Estado. Se não houver, é possível que amanhã (hoje) retornemos a greve”, reforçou. Em 23 de julho os policiais civis decidiram pelo movimento e passaram 17 dias em operação padrão. No dia 9 de agosto, resolveram retomar os trabalhos para negociar com o Governo.
A assessoria de Imprensa da Secretaria de Administração (SAD) confirmou, ontem, que houve encontro com o Sinpol-PE. A pasta informou que formalizou por ofício a necessidade da formação de um grupo de trabalho para aprofundar as questões de ordem administrativa e ainda a discussão sobre o processo de avaliação de desempenho que permite a evolução na carreira por meio de promoções e progressões, atendendo assim parte dos pleitos da categoria. A SAD informou, ainda, que o sindicato teria que indicar até o próximo dia 28 três representantes que irão compor o grupo de trabalho, o qual tem a sua primeira reunião agendada para o dia 30 de agosto.
AÇÃO
Ainda ontem, o Sinpol-PE informou que está promovendo ações individuais de cobrança cumulada por danos morais contra o Estado, em favor dos policiais civis pelos descontos de faltas impostos à todos como forma de punição no período da greve. Além disso, o sindicato impetrou uma ação judicial cobrando o aumento do vale refeição proporcional ao acréscimo da carga horária. A ação, segundo a entidade, busca também garantir o recebimento de todo o valor atrasado.
Fonte: Folha PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário