Policiais civis de PE decidem radicalizar os rumos da greve

Os policiais civis de Pernambuco decidiram radicalizar com a greve em vigor desde a última segunda-feira (23) no estado. Durante assembleia realizada no final da tarde desta quinta-feira (27), eles informaram que apenas três delegacias em Pernambuco terão plantões com serviços  para atender à população. A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), localizada no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.

“Decidimos radicalizar o movimento”, afirmou Cláudio Marinho, presidente do Sinpol-PE. “Os policiais estava sofrendo assédio moral no trabalho, com ameaças de corte de ponto e perseguições. Não vamos tolerar assédio moral por parte dos nossos gestores. A deliberação foi justa”, completou.

Apesar de a greve já ser considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, o Sinpol informou que não tinha sido notificado sobre a decisão judicial. A greve foi mantida após o governo do estado informar o corte  de pontos dos trabalhadores que aderissem à paralisação.

Antes da assembleia desta quinta-feira (27), cerca de 30% dos serviços essenciais prestados nas delegacias estavam sendo mantidos. Agora, haverá apenas os plantões das delegacias dos bairros da Várzea, no Recife, de Prazeres, no município de Jaboatão dos Guararapes, e de Olinda disponíveis à população.

O cidadão tem ainda a alternativa de fazer boletins de alguns tipos de ocorrência na Delegacia pela Internet. Virtualmente, podem ser feitos boletins de roubo e furto, cujo bem não tenha valor superior a 40 salários mínimos (R$ 24,8 mil) nem seja um veículo; extravio de objetos; acidentes de trânsito sem vítima; dano; depredação; e vandalismo (pichação).

Ilegalidade
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através de decisão do desembargador Sílvio de Arruda Beltrão, decretou a ilegalidade da greve dos policiais civis do estado na noite da segunda-feira (23). A multa para o descumprimento da volta imediata aos serviços é de R$ 20 mil por dia ao sindicato da categoria.

O magistrado comentou, na decisão, sobre o risco à segurança e à ordem pública que a greve representa. “A deflagração da greve da Polícia Civil, largamente divulgada pelo Sinpol-PE, se mostra como fato grave e pode, e certamente irá, gerar sérios e incalculáveis prejuízos à sociedade, na medida em que a Polícia Civil desenvolve um serviço público indispensável e essencial para a segurança pública, com abrangência em todo o estado”, aponta.

O pedido para declaração da ilegalidade da greve foi feito pelo governo do estado, que entrou com uma ação ordinária, ainda na tarde da segunda. O mérito do caso ainda será julgado.

Reivindicações
O Sinpol contou que todas as tentativas de diálogo com o Governo para evitar o movimento foram feitas. A greve acontece após cinco meses de campanha salarial e seis assembleias, seguidas de paralisações, atos de protesto e passeatas, de acordo com o sindicato. Pernambuco tem aproximadamente 6 mil policiais civis – desse total, 500 são delegados, 50 são médicos legistas e 130, peritos criminais.

Os policiais civis reclamam da insatisfação com as condições precárias das delegacias, da falta de equipamentos de proteção, como coletes à prova de bala, e dos baixos salários. Segundo eles, Pernambuco está no vigésimo lugar no ranking nacional de salários de policias civis.

Posicionamento do governo
Antes da decretação da ilegalidade da paralisação, por meio de nota à imprensa, a Secretaria de Administração (SAD) informou que os policiais civis em Pernambuco receberão, até 2014, reajuste de 47,34%. Esse número corresponde ao valor acordado entre o governo do estado e o Sinpol-PE, durante negociações realizadas no ano passado, disse a SAD.

A nota informa também que, em 2011, foram implantadas as 2ª e 3ª etapas do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), que constitui o enquadramento dos servidores na grade do plano por tempo de serviço e titulação, garantindo ganhos financeiros para 100% dos policiais civis. Para os exercícios de 2012, 2013 e 2014 serão concedidos reajustes de 8,4%, 8,14% e 14,55%, respectivamente.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.