Policiais são suspeitos de estuprar mulher na Rocinha

A 14ª DP (Leblon) está investigando a denúncia de que quatro policiais militares teriam estuprado uma mulher na Favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro. O grupo, lotado no Batalhão de Choque (BPChoque), teria flagrado a mulher cometendo furtos na favela. Detida, ela teria sido levada para um beco, onde sofreu abuso sexual. As investigações estão sendo conduzidas pelo delegado Gilberto Ribeiro, que já enviou à Justiça o pedido de prisão temporária dos quatro, com base no depoimento e no laudo do exame de corpo delito realizado pela mulher. Procurado por VEJA, o delegado avisou que não falará sobre o caso. O episódio ocorreu no final da tarde da última quarta-feira, próximo à Rua 2. Uma cópia do registro já foi enviada à Corregedoria Geral Unificada (CGU).

A Rocinha vive um momento conturbado de sua pacificação. Em pouco mais de dois meses, ocorreram 12 mortes no morro, que está ocupado desde o dia 13 de novembro do ano passado. Brigas entre facções rivais e a execução de civis e militares põem em xeque a efetividade da presença das forças de segurança. Casos de estupro, no entanto, ainda não tinham vindo à tona.

Além da onda de assassinatos, a polícia investiga a denúncia, revelada por VEJA, de que policiais que atuam na ocupação da Rocinha estariam sendo coniventes com os bandidos em troca de um ‘mensalinho’, cujo valor mensal seria de 80.000 reais. Para entrar no esquema, era necessário dar uma “entrada” de 200.000 reais para começar a negociação. Assim, ficaria garantido que os PMs não fiscalizariam becos e vielas onde o tráfico atuaria com liberdade na favela.

No começo deste mês, o cabo Rodrigo Alves Cavalcante, de 33 anos, lotado no mesmo Batalhão de Choque (BPChoque), foi baleado e morreu enquanto patrulhava a favela. No mesmo dia, o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, concedeu uma entrevista coletiva reafirmando que a política de pacificação seria mantida. “Em todas as áreas que entramos tivemos problemas. Nenhuma foi fácil”, disse na ocasião. E acrescentou: “A satisfação que dou à sociedade é que isso não nos fará recuarmos um milímetro da nossa proposta”.

Em seguida, a Rocinha passou a receber 643 policiais para patrulhar a favela, em turnos de 150 homens. O contingente era de 350 policiais. Ainda assim, os assassinatos continuaram. No dia 17 de abril, um homem morreu durante tiroteio com policiais. Segundo a PM, os militares patrulhavam o local conhecido como Beco 99 quando abordaram um grupo em atitude suspeita. Os homens fugiram enquanto um dos bandidos atirou. No confronto, o homem, que estaria armado com um revólver calibre 38, foi atingido e morreu a caminho do hospital. Moradores chegaram a ensaiar um protesto, dizendo se tratar de um inocente.

A Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro divulgou nota na qual informa que a Corregedoria Geral Unificada (CGU) da Secretaria de Segurança está, desde a quinta-feira, acompanhando junto à 14ª DP o caso dos policiais militares acusados de estupro, e vai abrir Procedimento Administrativo Disciplinar para apurar os fatos. De acordo com a nota, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, determinou à CGU “o máximo de rigor nas investigações relacionadas a esse caso”.

Fonte: VEJA

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.