População ignora os males do coração

Com base numa pesquisa realizada em oito capitais brasileiras, entre elas o Recife, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) chama a atenção das autoridades públicas de saúde para o desconhecimento da população em torno das doenças cardiovasculares, que matam cerca de 130 mil pessoas por ano no País. No levantamento, divulgado há duas semanas, nesta cidade, a maioria dos entrevistados relaciona o câncer (30%) e o cigarro (25%) como os principais causadores de óbitos. O acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo, uma das principais causas de mortalidade de homens e mulheres, apenas é citado por 13% das 7 mil pessoas que responderam o questionário, também aplicado nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre.

“Os resultados dessa pesquisa demonstram uma necessidade urgente de maior conscienti-zação da população sobre saúde cardiovascular e seus fatores de risco, especificamente no que diz respeito à arritmia cardíaca e suas consequências, sendo a mais relevante o AVC”, alerta o presidente da SBC, o médico Jadelson Andrade. O cardiologista argumenta que o coração mata mais que o câncer de mama, a aids e acidente de trânsito juntos, portanto, precisa ser alvo urgente de campanhas de prevenção do Ministério da Saúde. “A desinforma-ção é grande, principalmente entre as camadas menos favorecidas”, diz.

A curto prazo, o cardiologista sugere que o ministério, através dos meios de comunicação ou em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, estimule os brasileiros a adotar procedimentos simples e baratos de prevenção, como aferir regularmente a pulsação cardíaca e fazer o exame de eletrocardiograma de repouso, além da prática regular de exercícios físicos e alimentação saudável. “A pessoa pode perceber se algo está errado com o coração apenas apalpando o pulso, procedimento desconhecido pela m aioria. Por isso, a SBC insiste nessas campanhas, tal como já acontece com outras doenças”, justifica.

Durante a apresentação da pesquisa, realizada pela Bayer HealthCare Pharmaceuticals em parceria com a SBC, um dos assuntos mais abordados foi a fibrilação atrial, um tipo de arritmia cardíaca que é um forte fator de risco para o AVC. Esse distúrbio provoca a formação de coágulos de sangue, que podem se soltar e migrar para o cérebro, provocando o acidente vascular cerebral.

Nas perguntas relacionadas ao tema, as respostas não foram animadoras. Entre os fatores de risco para desenvolver a arritmia, 32% não souberam apontar nenhuma causa específica, enquanto 16% relacionam à obesidade e 15% ao sedentarismo. Quando consultados sobre as doenças que podem ocorrer devido à fibrilação, 33% dos entrevistados não souberam responder, 15% apontaram o infarto do miocárdio, 13% a obesidade e somente 12% o AVC.

O presidente da SBC considera essa realidade muito preocupante, pois os derrames cerebrais relacionados à fibrilação arterial são mais graves, causando incapacidade em mais da metade dos pacientes e um resultado pior do que derrames em doentes sem o distúrbio. Jadelson lembra que o AVC relacionado ao problema aumenta em 50% a probabilidade de morte num período de um ano. “Nesses casos, os tratamentos são dispendiosos e de longo prazo, o que eleva os gastos públicos com saúde”, afirma.

Os entrevistados, com idades acima de 18 anos, foram abordados na rua, na saída de estações de metrô e de terminais de ônibus e em centros comerciais. No Recife, 750 pessoas responderam o questionário, estruturado em múltipla escolha, com 27 perguntas. Do total de entrevistados, 54% são do sexo feminino.

Jadelson Andrade revelou que a SBC, independentemente das ações do Ministério da Saúde, vem realizando pesquisa de campo em 100 centros hospitalares do País para traçar o perfil dos pacientes cardiovasculares. “Para isso, estamos acompanhando a rotina de oito mil pacientes com insuficiência cardíaca. É a primeira vez que isso acontece no Brasil”, completa.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.