Postos do Estado enfrentam falta de gasolina

Está faltando gasolina e diesel em 15% dos postos do Estado, numa estimativa feita pelo presidente do Sindicato do Comércio de Derivados de Petróleo de Pernambuco (Sindicombustíveis-PE), Fernando Cavalcanti. “É um problema gravíssimo. Ocorre num local, depois em outro. Estabiliza e acontece de novo a cada 10 ou 12 dias”, comentou. Ontem, não havia gasolina em pelo menos dois postos da Avenida Norte.

A escassez do produto traz prejuízo aos revendedores e distribuidores, principalmente porque os postos comercializam cerca de 20% a mais de gasolina em dezembro. “Estamos vendendo menos num mês em que os custos também aumentam com o 13º salário, a contribuição previdenciária, que é dobrada, entre outros”, lamentou.

O racionamento no fornecimento de diesel e gasolina começou quando a Petrobras alterou a logística de entrega do produto desde 1º de outubro último. A estatal estabeleceu que o mercado local será abastecido por um navio a cada 14 dias “para reduzir os seus custos”.

Ainda de acordo com Cavalcanti, a escassez de diesel ocorre também porque a estatal está dando prioridade ao abastecimento das termelétricas. As térmicas usam diesel para fabricar energia e estão em operação porque a estiagem (no Sudeste) baixou a quantidade de água disponível nos reservatórios das principais hidrelétricas do País. “Uma térmica em Igarassu está consumindo 1,2 milhão de litros por dia e outra na Paraíba usa 500 mil litros diários de diesel. Isso faz com que os postos fiquem sem o produto”, afirmou.

Vários motivos explicam o racionamento no fornecimento do diesel e da gasolina. Primeiro, a Petrobras não aumenta as importações de diesel e gasolina para não impactar os seus custos. Em outubro último, o diretor Financeiro da companhia petrolífera, Almir Guilherme Barbassa, mostrou, em entrevista coletiva, que há uma defasagem em relação aos preços internacionais (pelos quais a empresa compra a gasolina e o diesel) e o preço de venda dos dois produtos no mercado interno.

O Brasil exporta petróleo e importa diesel e gasolina. Os dois últimos têm como matéria-prima o primeiro. No entanto, não é possível crescer a fabricação dos dois combustíveis porque as refinarias do País não têm capacidade ociosa.

E, por último, a Petrobras não aumenta o preço dos combustíveis porque isso vai trazer impacto na inflação que o próprio governo federal deseja controlar. Quando aumentam os preços dos combustíveis, há um incremento generalizado nos preços de produtos e serviços, porque o principal meio de transporte no Brasil é o rodoviário. Questionada sobre o problema, a assessoria de imprensa da Petrobras informou que não será possível atender a demanda, pois não há tempo hábil para a apuração.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.