Poupança rende menos a partir desta quinta-feira

O gatilho da nova regra da caderneta de poupança foi acionado. A partir de hoje, com a taxa básica de juros em 8,5%, passa a valer o novo método de rentabilidade da aplicação financeira mais popular do País, no qual o rendimento será de 70% da Selic mais variação da Taxa Referencial (TR). O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou a decisão ontem, em um ato considerado histórico, por essa ser a menor Selic da história. A mudança não afeta as poupanças antigas, que continuam a render 0,5% ao mês mais TR. São válidas apenas as contas que forem abertas ou para novos depósitos nas já existentes.

Segundo o diretor da Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac) Miguel José Ribeiro de Oliveira, os novos poupadores vão passar a receber 5,95% ao ano (a.a.) de remuneração. Pela regra antiga, a remuneração anual é 6,17%. Ou seja, os depósitos feitos até ontem vão ter rendimento maior que o das novas aplicações. Para Oliveira, apesar da redução dos ganhos com a poupança, a alteração na regra de remuneração era necessária e traz benefícios. “A mudança beneficia todos, que poderão fazer operações de crédito com taxas mais baixas e, agora, é possível que os juros continuem caindo”, disse.

A Selic serve de referência para outras ta­xas de juros. Quando a taxa básica cai, a tendência é a de redução dos juros cobrados nos empréstimos feitos pelas instituições financeiras. A nova regra de remuneração da poupança foi anunciada no início do mês pelo Governo. O objetivo é evitar a migração de investidores dos fundos de renda fixa para a poupança, com uma Selic menor. Esses fundos são formados por títulos públicos utilizados pelo Governo na rolagem da dívida.

Com a que­da da Selic, um fundo de investimento, a depender da taxa de administração cobrada pela instituição financeira, podia pagar menos do que a caderneta. Com isso, para que o BC tivesse mais espaço para cortar a Selic, sem reduzir a demanda por títulos públicos, foi necessário fazer mudanças na remuneração da poupança.
“A caderneta é um instrumento de aplicação antigo, idealizado para permitir que o poupador não perdesse poder de compra contra a inflação. Na época, os juros eram elevados e ela não concorria com os títulos públicos”, apontou o professor da Escola de Negócios Trevisan, Alcides Leite. De acordo com ele, a poupança é o investimento mais líquido do mercado, criado para investimentos de curto prazo. Se a regra antiga continuasse válida, esse objetivo seria deturpado.
“A queda do juro força as aplicações de renda fixa a renderem menos, na medida em que são atreladas a títulos governamentais. Houve um realinhamento para que a caderneta não rendesse mais do que a renda fixa”, completou o professor do Ibmec, Gilberto Braga. Para ele, haveria outras maneiras de reduzir a competitividade da poupança – diminuir o Imposto de Renda sobre os fundos, por exemplo. A segunda alternativa seria retirar o sistema “come cotas”, imposto cobrado a cada seis meses dos fundos de renda fixa.

Na prática, mesmo na nova regra, a poupança renderá um pouco mais do que os fundos, mas a diferença de retorno não é grande. Assim, especialistas não esperam uma migração entre as aplicações. Também contribui para isso o fato de que a maioria dos clientes são pequenos poupadores. Segundo dados do Banco Central, 67,3% têm até R$ 5 mil depositados na caderneta.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.