Prejuízo para a safra 2012-2013 da cana em Pernambuco chega a R$ 500 milhões, estima sindicato
Conhecida pela cultura canavieira, a Zona da Mata de Pernambuco está sofrendo o flagelo da seca há oito meses: os canaviais verdes tornaram-se amarelos por causa do ressecamento da planta. Oito das 43 cidades decretaram situação de emergência: Cortês, Ferreiros, Macaparana, Pombos, Timbaúba, Carpina, Nazaré da Mata e Paudalho, sendo as três últimas já reconhecidas pelo governo federal. Esses municípios somam 23,4 mil pessoas prejudicadas pela estiagem, de acordo com informações da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).
Segundo o presidente do Sindicato da Indústria e do Álcool de Pernambuco, Renato Cunha, a previsão mais otimista é uma redução de moagem de cana de açúcar entre 22% e 25% para a safra 2012-2013, que vai de setembro a março. Enquanto na temporada passada foram moídas 17,4 milhões de toneladas de cana, espera-se para este ano algo entre 13 a 14 milhões de toneladas.
– Alguns produtores fizeram barragens e estão tentando irrigar onde é possível, mas é uma irrigação que a gente chama de salvamento, ou seja, apenas para salvar a raiz da planta para a próxima safra – diz o dirigente do sindicato, que estima uma perda de R$ 500 milhões para o setor.
Por Gabriela López
Fonte: Blog do Jornal Folha do São Francisco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário