Prêmio Nobel de medicina morre aos 103 anos

Rita Levi-Montalcini, uma bióloga que conduziu pesquisas secretamente em desafio à perseguição fascista e recebeu o Prêmio Nobel de Medicina em 1986, morreu neste domingo em Roma, aos 103 anos. Conhecida como “Dama das Células”, Levi-Montalcini era uma judia que sobreviveu ao antissemitismo e à invasão nazista e se tornou uma das maiores cientistas da Itália.

O Prêmio Nobel, compartilhado com o bioquímico americano Stanley Cohen, foi concedido pela pesquisa revolucionária realizada pelos dois nos Estados Unidos, que elevou a compreensão de várias condições, incluindo tumores e demência senil.

Apesar da idade avançada, ela sempre manteve uma rotina intensa de trabalho. “Aos 100 anos, tenho uma mente superior – graças à experiência – à que eu tinha aos 20”, disse em 2009.

Levi-Montalcini nasceu em 22 de abril de 1909, em Turim. Aos 20 anos, desafiou as objeções de seu pai e obteve um diploma em medicina e cirurgia da Universidade de Turim, em 1936. Depois de se formar, ela começou a trabalhar como assistente de pesquisa em neurobiologia, mas perdeu o emprego em 1938, quando o regime fascista na Itália aprovou leis barrando judeus de universidades e profissões importantes.

Sua família decidiu permanecer na Itália, e com a proximidade da Segunda Guerra, Levi-Montalcini montou um pequeno laboratório em seu quarto, onde começou a estudar o desenvolvimento de embriões de frango. Mais tarde, isso levaria à sua grande descoberta de mecanismos que regulam o crescimento de células e órgãos.

Em 1947, ela foi convidada a morar nos Estados Unidos. Durante sua pesquisa na Washington University, em St. Louis, Missouri, ela descobriu o fator de crescimento neural, a primeira substância conhecida por regular o crescimento de células.

Em 1969, Levi-Montalcini retornou à Itália e se tornou diretora o laboratório de biologia celular do Conselho Nacional de Pesquisa Científica, em Roma.

Depois de se aposentar, no final dos anos 1970, ela continuou a trabalhar como professora convidada e escreveu vários livros para popularizar a ciência. Ela também criou a Fundação Levi-Montalcini, para oferecer bolsas de estudo e promover programas educacionais em todo o mundo, principalmente para mulheres na África.

Fonte: Agência Estado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.