Presidente do Crea diz que ao menos cem prédios no Rio correm risco de desabar

Parte de um sobrado desaba no CentroFoto: Pablo Jacob / O GloboO presidente do Crea, Agostinho Guerreiro, disse, nesta terça-feira, que pelo menos cem prédios antigos no Centro do Rio estão em péssimo estado de conservação e até correm risco de desabamento. Pela manhã, parte do prédio do Cordão do Bola Preta, na esquina da Rua do Lavradio com a Rua da Relação, desabou.

– É uma centena de prédios, muitos nas regiões mais antigas, em estado lastimável do ponto de vista de estruturas. Não temos poder de fiscalizar as construções, mas podemos ajudar na fiscalização do profissional e nos colocamos à disposição dos órgãos competentes para possíveis vistorias – disse Agostinho Guerreiro.

De acordo com o presidente do Crea, no dia 11 de abril, o órgão vistoriou o sobrado que desabou nesta terça após denúncias e constatou que havia risco de desmoronamento. No mês passado, um leitor já havia relatado ao Eu-Repórter o mau estado de conservação do imóvel que, segundo ele, botava em risco pedestres que passam pelo cruzamento.

Imóvel já estava desocupado

Parte do sobrado ruiu por volta das 8h20m. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas, mas testemunhas dizem que dois pedestres sofreram escoriações leves. O tráfego ficou complicado na região durante toda a manhã, mas está apenas intenso nesta tarde.

O imóvel, segundo a Defesa Civil municipal, já estava interditado para que fossem feitas obras de escoramento no local. No início deste ano, segundo o órgão, já havia caído parte do reboco do prédio. O presidente do Bola Preta, Pedro Ernesto, disse que o bloco carnavalesco não estava usando o sobrado devido aos riscos. Ele acrescentou que, por medida de segurança, reforçou as paredes próximas às portas da construção que está em uso pela agremiação.

Vias estão interditadas desde a manhã

A Rua do Lavradio está interditada na altura da Rua da Relação, e o trânsito está sendo desviado pela Avenida República do Chile, segundo o Centro de Operações da prefeitura. A Rua da Relação também está fechada no trecho entre a Avenida Gomes Freire e a Rua do Lavradio. Neste caso, o fluxo de veículos está sendo desviado pela própria Gomes Freire. Segundo a Cet-Rio, devido à interdição, houve congestionamentos na Praça da Cruz Vermelha, em vias da Lapa e na Praça Tiradentes até por volta das 13h. Durante a tarde, o trânsito na área é apenas intenso. Já o trânsito na Avenida República do Chile não foi interditado e segue sem problemas desde a manhã.

Liminar impediu restauração

O desabamento de parte do sobrado trouxe à tona uma desavença antiga entre o Cordão da Bola Preta e o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol). De acordo com o presidente do sindicato, Fernando Bandeira, esse conjunto de prédios pertencia à Rio Trilhos e foi cedido em comodato, em 2006, ao Sinpol. Ele disse que o sindicato gastou R$ 600 mil em obras de restruturação do local, onde funciona atualmente o Centro Cultural da Bola Preta.

Em 2009, no entanto, ainda segundo Bandeira, o governo do estado teria cedido o mesmo conjunto de prédios para o Bola Preta. O bloco receberia dinheiro da prefeitura para restaurar o prédio, mas uma ação na Justiça impetrada por três sócios da agremiação em conjunto com o Sindicato dos Policiais Civis impediu a continuidade das obras. Fernando Bandeira disse, na manhã desta terça-feira, desconfiar que a queda do prédio possa ter sido provocada para que a prefeitura aplique verbas na resconstrução do edifício e o transfira para o Cordão do Bola Preta.

A RioUrbe informou, em nota divulgada no início da tarde desta terça-feira, que uma liminar impediu que fosse feita a licitação para a restauração do prédio que desabou parcialmente na esquina das ruas da Relação e do Lavradio, no Centro. A liminar foi expedida em 5 de setembro de 2011, questionando o processo de comodato do imóvel.

A RioUrbe confirmou ainda que o sobrado de era de propriedade da Rio Trilhos e foi cedido ao Cordão da Bola Preta. No dia 17 de agosto de 2011, em entendimento com o Bola Preta, a RioUrbe anunciou que faria a restauração do edifício. A liminar foi revogada no último dia 16 de abril, mas ainda cabe recurso. A RioUrbe disse que está mantido o compromisso de recuperar a sede do Cordão da Bola Preta assim que a questão judicial for resolvida.

De acordo com assessoria de imprensa do Cordão da Bola Preta, os prédios vizinhos passariam por obras orçadas em R$ 2,3 milhões.

Comlurb está retirando o entulho da rua

Funcionários da prefeitura, com auxílio de um caminhão da Rioluz, fazem a demolição da parede lateral do sobrado. Dois operários da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos foram içados pelo caminhão até o segundo andar do sobrado, onde, com o uso de marretas, derrubam as paredes que ficaram de pé.

Muitos curiosos ainda param para olhar o que restou do desabamento. Segundo o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, a previsão é que até o fim desta tarde o trânsito esteja liberado na região.

De acordo com a Defesa Civil, o material será removido será avaliado por técnicos. O sobrado ao lado, de número 92, onde funciona o restaurante Marizé Gourmet, também está temporariamente interditado até que sua estrutura seja avaliada pela Defesa Civil. Proprietários do restaurante garantem, no entanto, que foram feitas obras de estrutura no estabelecimento, e não haveria risco de desabamento.

O especialista em gerenciamento de risco Gustavo Cunha Mello afirmou, em entrevista à GloboNews TV, que uma das prováveis causas do desabamento foi a falta de conservação do imóvel, cuja estrutura é feita basicamente de madeira. Segundo ele, o acúmulo da água da chuva pode ter contribuído para o desabamento.

O sobrado fica na mesma região da cidade onde houve um desabamento de três prédios em janeiro.

Fonte: O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.