Presos na Líbia dizem estar sofrendo tortura

Pés de detento em MisrataEx-aliados do coronel líbio Muamar Khadafi, morto no ano passado, disseram à BBC que estão sendo torturados no país. Detentos em um presídio na cidade de Misrata relataram terem sido espancados, chicoteados e recebido choques elétricos.

O líder do conselho militar de Misrata negou todas as acusações. Já a comissária de Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, pediu que o governo de transição da Líbia assuma o controle de todas as prisões do país.

A organização de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteiras anunciou esta semana que suspendeu seus trabalhos em uma das prisões de Misrata, devido ao preocupante aumento nos casos de tortura.

As acusações foram feitas exatamente cem dias depois da violenta morte de Khadafi, que governou a Líbia por mais de quatro décadas.

‘Quinta coluna’ de Khadafi

Os detentos em Misrata disseram ao repórter da BBC na Líbia Gabriel Gatehouse que não foram torturados dentro do presídio.

“Eu fui levado para ser interrogado em um local usado pelo Exército Nacional”, disse um dos presos, que pediu para que seu nome não seja revelado.

“Minha perna já estava machucada quando me levaram. Enquanto eles me interrogavam, eles seguiam batendo na minha perna, e ela inchou ainda mais”, disse o homem.

Outros prisioneiros disseram que as agressões aconteceram antes de eles chegarem ao presídio.

Diferentes entidades de direitos humanos disseram que incidentes deste tipo acontecem por toda a Líbia.

“A tortura está sendo feita por entidades militares e de segurança reconhecidas oficialmente, assim como por uma variedade de milícias armadas operando fora de qualquer padrão legal”, disse na sexta-feira um porta-voz da Anistia Internacional, baseada em Londres.

Os diretores do centro de detenção de Misrata reconheceram à BBC que sabiam de casos em que presos estavam sendo retirados do local para serem torturados, mas que eles não tinham poderes para interferir.

A comissária da ONU manifestou preocupação especial com prisioneiros de origem da África subsaariana, muitos deles considerados mercenários ligados ao antigo regime de Khadafi.

O líder do conselho militar de Misrata, Ibrahim Beitelmal, nega as acusações. Ele atacou os críticos.

“Eu acredito que as pessoas trabalhando sob a orientação de organizações direitos humanos ou médicos sem fronteiras são a quinta coluna de Khadafi. Pode ter havido alguns casos de vingança, mas isso não significa que as ordens para torturar prisioneiros vieram do meu escritório.”

A ONU estima que 8,5 mil pessoas – a maioria acusada de ligações com o regime de Khadafi – estão detidas em prisões na Líbia.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.