Prevenção ao crime reforçada no Estado

Depois de um ano com redução nos atendimentos, o programa Governo Presente está sendo redefinido para melhorar a prevenção à violência em 65 áreas do Estado com maior incidência de homicídios. Até o fim de 2012 serão instaladas 12 estações e contratados 834 profissionais que irão identificar, oferecer apoio e acompanhar pessoas consideradas vulneráveis nas chamadas áreas de risco.

Lançado em 2008, o Governo Presente atingiu o máximo de sua capacidade em 2010, quando chegou a 14 áreas da Região Metropolitana do Recife e atendeu 58 mil pessoas. Nessa fase, a lógica do programa era de oferecer oportunidades nas áreas de risco para aqueles que procurassem ajuda.

O novo momento do programa prevê uma busca ativa por indivíduos vulneráveis, moradores das regiões com maior incidência de homicídios. Para tanto, 700 agentes serão contratados e irão atuar diretamente nas comunidades para identificar pessoas que possam ser incluídas nos programas educacionais, profissionalizantes e de tratamento oferecidos pela iniciativa.

“Nosso pessoal vai atuar dentro da mesma lógica dos agentes comunitários de saúde. Eles vão de casa em casa, descobrir pessoas que estão dentro do perfil de risco e mostrar todos os programas assistenciais disponíveis de 15 secretarias de Governo”, explicou o secretário de Articulação Social, Sileno Guedes.

“Queremos que todas as secretarias disponibilizem o que têm de melhor para que seja construído um cardápio amplo de possibilidades para oferecer ao nosso público-alvo”, avaliou a secretária-executiva de Articulação Social, Luciana Azevedo.

Além dos agentes, 134 profissionais de nível superior atuarão como coordenadores nas estações do Governo Presente. A primeira já está em operação em Caruaru. As outras 11 serão instaladas até o fim do ano em Petrolina, Vitória de Santo Antão, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e seis unidades no Recife.
As contratações e instalações das estações do Governo Presente estão em fase de orçamento e licitação. Já a partir de fevereiro, as primeiras ações devem ser postas em prática.

“No mês que vem daremos início a ocupações sociais de impacto. Em Caruaru, por exemplo, não houve nenhum homicídio no Monte Bom Jesus, desde que o programa foi colocado em prática”, completou Sileno Guedes.
O Governo Presente foi criado em 2008 para se tornar o braço social do Pacto pela Vida. A ideia era casar as ações de repressão às atividades preventivas do programa. O projeto é gerido pela Secretaria de Articulação Social. O orçamento da pasta para 2012 é de R$ 27 milhões.

No ano passado, o número de atendimentos foi menor do que em 2010. Caiu para 54 mil pessoas nas 14 áreas da Região Metropolitana do Recife e no território de paz instalado no Monte Bom Jesus, no município de Caruaru.

Fonte: Jornal do Commercio

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.